Edição 86

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Fome de Deus: fé e espiritualidade no mundo atual

Neste livro, Frei Betto, um dos mais importantes e ativos líderes religiosos brasileiros, aborda a oração, o amor ao próximo, a fé, a vida de santos, sempre a partir de um ponto de vista atual. Por meio de textos simples, curtos, mas extremamente profundos, propõe-nos um encontro transparente e frequente com Deus — experiência mais rica e significativa do que imaginamos.

Frei Betto
Paralela

Ética e meio ambiente para uma sociedade sustentável

Esta obra adota a perspectiva sistêmica de compreensão da vida e dos seres naturais, propondo olhar os objetos, as pessoas e os seres dentro de uma rede delicada de relações: simbólicas, culturais, afetivas, biológicas, energéticas, ecossistêmicas. Ao abrir os olhos e sair da cegueira branca e ofuscante em que muitos mergulham, quiçá se possa descobrir quanta beleza e quanta energia há no que chamamos de natureza, incluindo aí nosso corpo, nossas relações. É preciso urgentemente superar as dicotomias e as perdas entre ser humano e vida natural, entre respiração e ar, entre corpo e movimento, entre comida e natureza, entre pernas e caminhar, entre estar vivo e estar na Terra, entre o eu e os outros seres, sejam eles quais e como forem. Essa urgência tem a ver com a possibilidade de mantermos a essência humana num mundo atacado pelas doenças degenerativas/ambientais (como o câncer), fruto da artificialização da alimentação e do estilo de vida das pessoas. Manter a essência humana requer manter a essência minimamente saudável dos rios, do ar, das paisagens, dos subsolos, da terra, dos alimentos e das instituições.

M. L. Pelizzoli
Vozes

Planeta Terra: o que aconteceu?

O planeta Terra é palco de uma série de estranhos acontecimentos que põem em risco a existência da espécie humana. Algum tempo depois, os homens adquirem fantásticas habilidades corporais, alteram drasticamente seu modo de vida e, muitos anos mais tarde, decidem investigar o passado do planeta. Em suas buscas, eles encontram misteriosos objetos, intrigantes questões, acalorados debates e os estranhos livros de um homem chamado Derek Wilson.

Delanie Velázquez
Editora do Autor

Ecologia: grito da terra, grito dos pobres – dignidade e direitos da Mãe Terra

A humanidade e o planeta Terra vivem momentos dramáticos. Séculos de irresponsável exploração dos bens da natureza em função do enriquecimento e consumo humano atingiram as bases físico-químicas que sustentam a vida. O aquecimento global é apenas um sinal de que a Mãe Terra está doente. A missão da ecologia ambiental, político-social, mental e integral-espiritual é criar as condições para a revitalização da Terra, para que ela continue a nos dar tudo aquilo de que precisamos para viver. Para isso, temos que mudar a mente e o coração no sentido de perceber a interdependência de todos com todos, a corresponsabilidade universal e o cuidado por tudo o que existe e vive. Caso contrário, em vez de uma crise de civilização, podemos conhecer uma tragédia de proporções jamais vistas. Este livro quer alimentar a esperança de que podemos garantir um futuro bom para a Terra e para todos os seus habitantes. O futuro está em nossas mãos.

Leonardo Boff
Vozes
cubos