Edição 16

Ambiente-se

DICAS

1. Não jogue lixo nenhum na rua. Cerca de 40% do lixo recolhido no Rio de Janeiro é proveniente da coleta de rua. Essa coleta é mais cara e, além de enfeiar os lugares, traz sérios problemas aos moradores nas épocas de chuva, com entupimento de bueiros e estrangulamento dos corredores de água.

2. Aproveite integralmente os alimentos. Muitas vezes, talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam uma boa variação no seu cardápio.

3. Doe livros, roupas, brinquedos e outros bens usados que para você não têm mais serventia, mas que podem ser úteis a outras pessoas.

4. Leve sacola própria para fazer suas compras, evitando pegar as sacolas plásticas fornecidas nos supermercados. Se levar para casa as sacolas, reutilize-as como saco de lixo. Para o transporte de compras maiores, utilize caixas plásticas ou de papelão.

5. Procure comprar produtos reciclados — cadernos, blocos de anotação, envelopes, utilidades de alumínio, ferro, plástico ou vidro.

6. Escolha produtos que utilizem poucas embalagens e que sejam reutilizáveis ou recicláveis — potes de sorvete, vidros de maionese, etc.

7. Não jogue lâmpadas, pilhas, baterias de celular, restos de tinta ou produtos químicos no lixo. As empresas que os produzem estão sendo obrigadas por lei a recolher muitos desses produtos.

8. Leve remédios, os que não usa e os de validade vencida, a um posto de saúde próximo. Eles saberão dar-lhes destino adequado.

9. Separe o lixo e encaminhe os produtos para reciclagem. Tente organizar, em seu edifício, sua rua, seu bairro ou seu condomínio, um sistema de coleta seletiva. Cada morador separa, em sua residência, materiais como vidro, plástico, latas de alumínio, papel, papelão e material orgânico, colocando-os em locais próprios. Informe-se, nas companhias municipais de limpeza, sobre a existência de cooperativas de catadores que poderão fazer a coleta em sua residência. Algumas empresas que fazem reciclagem recolhem, elas mesmas, o lixo já separado.

10. Utilize os dois lados da folha de papel para escrever, rascunhar ou imprimir. Aproveite melhor a área do papel. Para cada tonelada de papel que se recicla, quarenta árvores deixam de ser derrubadas.

11. Procure se informar sobre as iniciativas de sua prefeitura/comunidade com relação ao lixo reciclável. Todos somos responsáveis pelo destino do lixo que geramos. Cobrar iniciativas e novos projetos de vereadores e prefeitos faz parte do nosso papel de cidadãos. Também devemos estar informados das iniciativas já existentes, por mais simples que possam ser. Algumas instituições (igrejas e associações comunitárias) recebem material reciclável e, com a venda, arrecadam algum dinheiro, que é destinado para obras sociais. Já existem empresas que compram esse material e, dependendo da quantidade, retiram-no periodicamente.

Almanaque de Nossa Senhora Aparecida. Ecos Marianos, 2004. Publicação dos Missionários Redentoristas. Aparecida: Santuário, 2004. p. 64.

cubos