Edição 51

Matérias Especiais

Distrito Federal

Autor da história: Toni Brandão
Ilustradores: Carvall e Alexandre Camanho
Editora: Escala Educacional

pag20Distrito Federal é um livro que todo brasileiro deveria ler, especialmente os professores, e que também deveria estar presente nas escolas. A composição do livro é bem diversificada, já que ele está dividido em duas partes: uma específica da história, A Gente se Encontra em Brasília; e outra específica do texto didático, Nas Trilhas do Distrito Federal, com informações precisas e atuais sobre o nosso Distrito Federal. Assim, o livro trabalha tanto o lado lúdico e prazeroso da Literatura como o pedagógico. Portanto, a discussão atual sobre qual deve ser o foco da Literatura não faz parte do contexto dessa obra.

Analisando a primeira parte do livro, A Gente se Encontra em Brasília, podemos perceber que a matéria literária aproximou- se bastante da realidade de seu público-alvo. O leitor ou ouvinte poderia facilmente colocar-se no lugar de qualquer personagem da história. O narrador não faz parte da história. Essa escolha leva o leitor ou ouvinte a achar que tal história poderia ter, de fato, acontecido.

O foco narrativo adotado está repleto de várias nuanças e possibilidades de trabalho, especialmente quando tratamos dos conflitos apresentados em relação à construção de atitudes éticas. A efabulação da história é linear, o que facilita a leitura do texto e faz com que o leitor ou ouvinte possa identificar o motivo ou a causa, o fato e sua consequência; enfim, a sequência lógica de tudo que aconteceu.

O gênero narrativo é o conto, embora o próprio Distrito Federal seja o foco principal de toda a obra, pois suas características estão presentes em todos os momentos, servindo como espaço social para o desenrolar de toda a trama. O tempo da narrativa é o atual, outro aspecto que leva a criança a identificar-se com a história. Estão presentes diversos elementos que trazem a atualidade para o leitor ou ouvinte (e-mails, linguagem, espaço descrito, etc.).

Em relação ao texto informativo, Nas Trilhas do Distrito Federal, percebe-se que foi dividido em quatro partes, com foco na geografia, Eu Conheço Meu Distrito Federal; na história, Como o Distrito Federal se Formou; nas paisagens, Meu Distrito Federal é Lindo!; e na ciência e no meio ambiente, Investigando Meu Distrito Federal.

As informações apresentadas são bem precisas e atuais. O texto é um verdadeiro mergulho na realidade do Distrito Federal e apresenta-se muito enriquecido por fotos, ilustrações e mapas.

No final do livro, há um jogo que serve para recordar algumas informações apresentadas. Dessa forma, é possível aprender se divertindo. As ilustrações estão muito ligadas ao texto. Temos a impressão de que os ilustradores foram, na verdade, coautores da obra por causa dessa estreita ligação entre as palavras e as imagens. A escolha do traço, dos símbolos, das cores, enfim, todo o projeto gráfico do livro casa perfeitamente com os textos.

Quanto às especificações técnicas, podemos perceber que a escolha do formato, o tipo de papel, o acabamento, ou seja, tudo que compõe o suporte gráfico do livro foi escolhido de forma a facilitar a leitura e o manuseio da obra.

Distrito Federal é, portanto, um excelente instrumento literário que aborda as facetas lúdica e didática da leitura, além de agrupar diversos recursos linguísticos para a compreensão dos textos pelo leitor ou ouvinte. O que está esperando?
Confira lendo!

cubos