Edição 70

Projeto Didático

Diversidades culturais do Nordeste brasileiro

Colégio Salesiano Dom Bosco – Parnamirim – RN

bonecos_pano

Áreas de Conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagem e Códigos e Ciências da Natureza

Disciplinas: Geografia, História, Ciências, Arte e Língua Portuguesa

Público-alvo: Alunos dos 6º e 7º anos

Tempo de Execução: Um trimestre

Professoras: Emília Ramos, Rilvânia Flôr, Mariângela Carvalho, Daniela Freu, Roberta Lopes, Valéria Rosário, Rosângela Oliveira Costa, Bernadete Menezes e Hilanete Porpino

Objetivo Geral

Resgatar a importância da cultura popular nordestina no momento histórico de comemoração do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, grande divulgador do Nordeste brasileiro no Brasil e no mundo, divulgando-a.

Justificativa

A diversidade engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como linguagens, danças, vestimentas e tradições, bem como a forma com que as sociedades se organizam, conforme sua concepção de moral e de religião, e a forma como elas interagem entre si. Mesmo constantemente ameaçada, a diversidade cultural se fortalece em todo o planeta, graças à resistência das culturas locais.

O projeto Diversidades Culturais do Nordeste propõe uma discussão sobre a identidade cultural e as várias manifestações existentes em nossa região, nos âmbitos individual, social e coletivo, buscando as origens da cultura nordestina através de pesquisas e da construção concreta de manifestações culturais, como o cordel, o repente, a música, as danças, as lendas, a culinária, as festas populares e outros elementos que dão identidade à cultura popular nordestina.

Nesse contexto, a Semana da Diversidade Cultural, do Colégio Dom Bosco de Parnamirim, tem como metas resgatar e divulgar as manifestações culturais do Nordeste, promovendo uma integração através das mais variadas áreas de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades comuns atingidas com o envolvimento dos alunos como cidadãos na concretização desse projeto.

Objetivos Específicos

Conhecer a diversidade da cultura popular nordestina.
Analisar as diferentes manifestações culturais do sertão nordestino.
Perceber a riqueza da gastronomia dos estados nordestinos.
Conhecer um pouco mais a culinária regional e percebê-la como manifestação cultural relacionada a diversos modos de vida no campo.
Apresentar as diversas músicas que retratam o nordeste brasileiro.
Divulgar a importância da cultura popular nos contextos local, regional e mundial.
Elaborar pratos típicos da cozinha regional.
Destacar a importância do folclore nordestino através das manifestações culturais.
Relacionar as manifestações religiosas ao processo de colonização imposto pelos europeus.

Desenvolvimento do Projeto

O projeto será desenvolvido em três etapas.

1ª Etapa

Oficinas: os alunos contarão com a orientação e o apoio dos professores e terão temas definidos por sorteio ou escolha entre as turmas.

Geografia e Ciências

Gastronomia do espaço rural — Elaboração de livros com receitas da culinária do campo (produtos da agricultura e pecuária).
Produção de pratos da gastronomia dos estados nordestinos para degustação.

História

Dramatização de lendas do folclore nordestino.

Arte

Confecção de produtos do artesanato popular nordestino.
Apresentação de danças.

Língua Portuguesa

Elaboração de poesias e cordéis retratando o sertão do Nordeste brasileiro.
Releitura das canções de Luiz Gonzaga em formato de narrativa em prosa.

Geografia

Danças nordestinas (ciranda, xaxado, xote, baião e forró) retratando o ritmo da música do Nordeste, com apresentação dos alunos na Semana da Diversidade Cultural.
Confecção de livro com receitas da gastronomia dos estados nordestinos.

2ª Etapa

Exposição dos trabalhos, apresentação das danças durante a Semana da Diversidade Cultural e durante o recreio cultural.
Encerramento com apresentação de um grande forró ao som de Luiz Gonzaga.

3ª Etapa

Reapresentação dos melhores trabalhos durante a Mostra Científica Cultural.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com uma pontuação para as atividades do trimestre (valor da nota a combinar com as disciplinas envolvidas).

cubos