Edição 32
Editorial
Editoral
“Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore.”
Martin Luther King
Nesta edição da Construir Notícias, resolvemos trabalhar com um dos grandes tesouros brasileiros: a Amazônia, a maior floresta do mundo, antes apontada como o pulmão do mundo. Sabemos que a importância da Floresta Amazônica é muito maior. De celeiro da biodiversidade a elemento controlador do clima do planeta, a região ainda guarda muitos mistérios sob as copas das árvores. Mais da metade da Floresta Amazônica fica em território brasileiro, incluindo os estados do Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, de Rondônia, Roraima e Mato Grosso, formando a Amazônia Legal. O restante do total dos quase 7 milhões de quilômetros espalha-se por Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Equador e Bolívia. Esse montante representa mais da metade da área coberta por florestas tropicais em todo o mundo.
A cada ano, a Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) escolhe um tema para ajudar os cristãos e todas as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade e a solidariedade em compromissos concretos. Este ano, o tema da Campanha da Fraternidade será Fraternidade e Amazônia, e o lema, Vida e missão neste chão!.
Esta CF é um convite para que se conheça, se aprecie e se respeite toda a vida que a Amazônia guarda: seus povos, sua biodiversidade, sua beleza. É um convite para que tomemos consciência da destruição que está sendo operada e conheçamos todo o sofrimento e a resistência das populações amazônicas que não desistem de defender sua cultura, suas organizações e sua maneira de conviver com a natureza.
É um convite para que aprendamos, com eles, a fortalecer uma cultura que proteja a vida e que possa garanti-la a toda a humanidade.
O objetivo geral da CF 2007 é conhecer a realidade em que vivem os povos da Amazônia — sua cultura, seus valores e as agressões que sofrem por causa do atual modelo econômico e cultural — e lançar um chamado à conversão, à solidariedade, a um novo estilo de vida e a um projeto de desenvolvimento à luz dos valores humanos e evangélicos, seguindo a prática de Jesus no cuidado com a vida humana, especialmente a dos mais pobres, e com toda a natureza.
Os povos da Amazônia, profeticamente, convidam a mudar o estilo de vida. Não basta preservar a Amazônia para garantir a vida do planeta. Cada uma e todas as pessoas, dentro das condições e no bioma em que vivem, precisam converter-se a um estilo de vida baseado na simplicidade e na sobriedade, no respeito e no cuidado para com a natureza, na valorização do outro como parte imperativa da sua existência no presente e no das futuras gerações.
Para facilitar e enriquecer seus projetos sobre o tema da Campanha da Fraternidade, trouxemos artigos interessantes como SOS Amazônia; Pororoca, a Onda Lendária; Conhecendo a Amazônia; Músicas, Ritmo e Danças que Retratam a Amazônia; Números Amazônicos; Vocabulário Indígena; Lá vem História…: A Proeza do Caçador contra o Curupira; Dicas de Livros; Dicas de Filmes; o Livro da Vez: Flor de Maio e Fraternidade e Amazônia.
Há também outro artigo importantíssimo para nossa prática pedagógica como sempre: Como Usar Videoclipe na Sala de Aula?. Temos ainda artigos sobre projetos didáticos, Ambiente-se: Natureza Preservada, Sociedade Organizada; Hollywood Experience — Aula é Coisa de Cinema; Projeto Didático: Projeto Chitinha Bacana.
Para a Reunião de Pais e Mestres: Às Vezes o Problema Está Diante de Nós, e Fechamos os Olhos para Ele, e na Mensagem Final: A Desgraça da Ostra.
É de grande importância para nós, brasileiros, quando falarmos sobre a Amazônia, termos sempre em nossa mente a palavra preservar. Afinal, ninguém deseja ver esse paraíso destruído, pois a destruição causada é irreversível, e, com os outros problemas, a floresta pode desaparecer em menos de 50 anos.
A Campanha foi lançada. Cabe a você, Educador e Educadora, levar seus alunos a conhecerem a Amazônia para poderem preservá-la, nunca se esquecendo de que só preservamos e valorizamos aquilo que conhecemos. Então, comece a construção desse conhecimento. Bom trabalho e um feliz ano letivo!
Um grande abraço,