Edição 104

Editorial

Editorial

Prezado Educador,

Prezada Educadora,

2019 chegou! Como já de costume, abrimos a primeira edição do ano com o tema central da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Políticas Públicas, que tem como lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

Esperamos que, com a proposta da Campanha da Fraternidade, possamos ter uma excelente oportunidade para despertar a consciência política em nossos alunos e levar para a sala de aula um projeto sobre políticas públicas e o funcionamento do sistema político do País, reforçando a importância do voto. Com certeza, permanecerá uma formação muito além dos conteúdos curriculares, transformando crianças e adolescentes em cidadãos conscientes.

A nossa tarefa como educadores é atrair o interesse dos alunos para esse tema, o que se tornou ainda mais difícil depois de um ano marcado por escândalos políticos, como a crise ética no Congresso Nacional. Apesar do cenário tão negativo, temos que levar nossos alunos a acreditar que a política pode ser debatida e que a democracia prevalece.

As escolas devem discutir os conceitos de cidadania para que as crianças e os jovens aprendam que a realidade do País só mudará de verdade e para melhor quando todos estiverem conscientes de seus deveres e direitos.

Inicialmente, o assunto pode ser chato e difícil de ser trabalhado, mas tem a ver com a nossa própria reflexão sobre a importância desse tema, que é necessário para aproximar a política da vida do estudante, seja por uma campanha como essa da Fraternidade, seja por projeto específico ou de forma transversal dentro do currículo. É muito importante para nossos alunos que a política faça parte e interfira na sua realidade.

Além de apresentar o texto-base, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um rico material sobre educação política para orientar o trabalho com os alunos de forma divertida. Para isso, é preciso que os educadores ressaltem a importância desse tema e o efeito positivo que ele pode ter no futuro do País.

Que, em 2019, possamos renovar o compromisso de levar a você, educador e educadora, o nosso maior empenho e o melhor do nosso trabalho.

Um grande abraço,

1

cubos