Edição 11

Editorial

Editorial

Você já percebeu como o círculo está presente em tudo?! A vida, quer você queira ou não, é cíclica; a roda move o mundo; até mesmo o planeta Terra, que tem um desenho singular, apresenta uma forma circular… Mas, por que estamos falando disso? Bem, mesmo com esses círculos todos, devemos manter um comportamento linear, sabia?! Baseado no que chamamos ÉTICA.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem, para trabalho com o tema ética, quatro blocos gerais de conteúdo: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. Explica porque ela é tão importante e deve estar presente nas escolas: “O tema Ética diz respeito a, praticamente, todos os outros temas tratados pela escola. E mais ainda: diz respeito às relações humanas presentes no interior da escola e àquela dos membros da escola com a comunidade”.

Além disso, ainda fundamenta a necessidade de se trabalhar a ética na formação da criança enquanto cidadão, argumentando da seguinte forma: “O preconceito é contrário a um valor fundamental: o da dignidade humana. Segundo esse valor, toda e qualquer pessoa, pelo fato de ser um ser humano, é digna e merecedora de respeito. Portanto, não importa seu sexo, sua idade, sua cultura, sua raça, sua religião, sua classe social, seu grau de instrução, etc: nenhum desses critérios aumenta ou diminui a dignidade de uma pessoa. Toda pessoa tem, em princípio, o direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna (no sentido de boas condições de vida), a oportunidades de realizar seus projetos. Sem opção moral, uma sociedade democrática e pluralista, por definição, é totalmente impossível de ser construída e o conceito de cidadania perde o seu sentido. É, portanto, imperativo que a escola contribua para que a dignidade do ser humano seja um valor conhecido e reconhecido pelos seus alunos”. (Parâmetros Curriculares Nacionais, Ética, p.95 e 102).

O mais engraçado é que as pessoas sabem o que é ética, no entanto, deixam muito ela de lado, não é verdade?! Quer ver?! Imagine o seu ambiente de trabalho, provavelmente é uma escola, já percebeu que os pais dos alunos se preocuparam com a aprovação ou reprovação do filho sem questionar os meios utilizados para isso, se filaram, se colaram ou se realmente estudaram e conseguiram por méritos próprios? Este fato é um verdadeiro descaso com o comportamento eticamente correto, a ambição vem na frente da ética, pode?! Mas é assim, não é?! Então, que fazer diante disso? A Construir Notícias deste mês vem com entrevistas, matérias e reportagens sobre esse tema, inclusive com Leonardo Boff abordando a dimensão pedagógica da ética e o cuidado.

E por falar em cuidado… Tem um artigo sobre o cuidado que alerta os pais a tomarem cuidado com o que os filhos “consomem” da mídia. Também não esquecemos do Dia dos Pais, com sugestões para presentes.

Trouxemos uma novidade: O livro da vez,, é uma seção que trará um livro para ser trabalhado com seus alunos abordando o tema da revista e abrimos com De Não em Não, de Bartolomeu Campos de Queirós, que trata o assunto fome. É um livro belíssimo, pode crer, não deixe de conferir!

E, como não podíamos deixar de fora, temos uma matéria rica sobre o folclore, com muita coisa boa e o lindo trabalho de Marcelo Xavier, para você pintar o sete!

A ética também é questionada e refletida nos projetos Brennand Monumental e o premiado Viva o Mangue. Ah! João Cabral de Melo Neto está aqui para você ler e aprender.

Vocês já sabem, mas não nos cansamos de repetir: esperamos que aproveitem bastante e gostem da revista.

cubos