Edição 71

Editorial

Editorial

Prezado Educador,

Prezada Educadora,

O relativismo é uma corrente que nega toda verdade absoluta e perene, assim como toda ética absoluta, ficando a critério de cada indivíduo definir a sua verdade e o seu bem.

Muitas vezes temos uma tendência forte de julgar o modo de vida das pessoas que conhecemos e também daqueles com os quais não temos contato, apontando erros e querendo propor soluções. No entanto, nos esquecemos de que, da mesma forma que julgamos, também somos julgados, pois o ponto de vista é relativo a determinada cultura.

Julgamos costumes e culturas sem tolerância, criando, muitas vezes, atritos, gerando cada vez mais desunião entre nós. Queremos que nossas opiniões prevaleçam já que consideramos que nossa verdade é a verdadeira e a absoluta.

Acusamos por acreditar que estamos certos e os outros errados. Mas, se enxergássemos do ponto de vista do outro, qual seria nosso posicionamento?

Como podemos julgar quais atitudes estão certas ou erradas, verdadeiras ou falsas, relativas ou absolutas?

Se todos os atos praticados em nome da cultura são igualmente válidos, terá alguém ou alguma organização o direito de punir ou de acusar?

Vivemos numa sociedade multicultural com variedade de ideias, crenças, valores, regras morais, diferentes visões; e muitos desses elementos geram conflitos, uma vez que cada indivíduo tende a afirmar a sua cultura e negar a do outro. Um exemplo claro disso são os grupos com fortes convicções religiosas, que tentam de todas as formas que todos aceitem seu modelo de sociedade e se submetam a ele.

Como educadores, precisamos ensinar algo que valha a pena. Isso quer dizer que não existe, na verdade, ensino possível sem o reconhecimento, por parte daqueles a quem o ensino se dirige, de uma legitimidade, de uma validade ou de um valor próprio naquilo que é ensinado.

Mas é preciso ainda acreditar que as vias da reflexão e do pensamento propostas não são nem impasses nem simulações e que o exercício da dúvida e do espírito crítico estejam garantidos por uma exigência ou uma esperança de verdade. Todo ensino se inscreve necessariamente em um horizonte de valor e de verdade.

Um grande abraço.

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