Edição 133

Editorial

Editorial

Prezado Educador,
Prezada Educadora,

Quando estava preparando o editorial deste último número da Construir Notícias do ano de 2023, lembrei que guardei um artigo de Adroaldo Lamaison, diretor da Lamaison Training Ltda., em Caxias do Sul/RS, escrito para a Revista do Professor em 2010, que considero muito atual. Selecionei alguns trechos, pois acho que a leitura e discussão na Semana Pedagógica de sua escola seria de grande importância.

Todo professor é um vendedor

Todo professor, no primeiro dia de aula, deveria vender para os seus alunos quatro coisas.

Primeiro, vender a si mesmo. Vender o melhor de si mesmo. Vender o seu entusiasmo pela educação. Vender a sua paixão pelo seu trabalho. Vender o seu prazer em dar aulas e poder passar o ano com seus alunos.

No primeiro dia de aula, você deve conquistar o aluno. O aluno deverá comprar a sua pessoa, o seu jeito, o seu trabalho. Distribua balas ou pirulitos com uma frase de efeito. Faça cada aluno ler a sua mensagem. Conte histórias e parábolas estimulantes. E as regras? Depois, no segundo ou terceiro dia, você fala e explica suas regras para as coisas funcionarem melhor. Mas, no primeiro dia, venda amor, venda alegria, venda vontade, venda o melhor de si, pois, se eles comprarem sua pessoa, será mais fácil comprarem sua matéria.

Depois de vender a si mesmo, você deve vender um sonho para seus alunos. Penso que todo professor, antes de qualquer coisa, deverá dedicar bons minutos para fazer seus alunos pensarem por que irão estudar. Em função de quê? Qual o seu projeto de vida? Qual é o seu sonho? Faça-os escreverem num papel e lhe entregarem. Você só poderá ajudar pessoas que querem alguma coisa. Faça-os sonharem. Desperte neles uma meta, um objetivo. Dê exemplos, sugestões. Uma missão, uma profissão, uma contribuição para a sociedade, querer melhorar de vida, ter uma vida mais confortável, etc. Faça-os olharem para o futuro, para o fim do ano, para daqui a cinco, dez ou vinte anos.

Venda autoestima. Faça-os acreditarem em si mesmos e na capacidade que cada um tem de realizar os seus sonhos.

E, na quarta etapa, venda a sua matéria. Por que é bom estudar a sua matéria? No que irá contribuir para a vida deles e para a construção dos seus sonhos? Pensando bem, há uma relação em tudo isso. Faça essa ligação e mostre o sentido dos seus conteúdos. Muitos professores vendem sempre o pior da matéria. Falam das provas, das notas, de reprovação, das dificuldades, etc. Outros até falam mal dos antigos alunos para o novo professor, como se isso fosse ajudar em alguma coisa. Muitos alunos criam certas barreiras com certas matérias devido ao professor que se vendeu mal e não lhes vendeu o valor do sentido da matéria.

Penso que, fazendo assim, você irá criar boas condições para que as coisas aconteçam na sala de aula. Você irá despertar energias que farão o seu trabalho e suas aulas interessantes.

Encante-se com sua escola ou a escola o desencantará.
E aí é o fim. Pense nisso e faça do primeiro dia de aula um dia marcante na vida dos seus alunos.

Termino agradecendo ao diretor Adroaldo pelo belíssimo e gratificante artigo e desejando a vocês um 2024 de muita luz, paz e proteção para nossas crianças.

Grande abraço e que Deus continue, por meio de nosso compromisso,
abençoando-nos.

Bom trabalho!

 

 

 

 

(@profzeneidesilva)

cubos