Edição 140

Editorial

Editorial

Prezado educador,
Prezada educadora

Como tradição desde o segundo número da Construir Notícias, sempre abrimos a primeira edição do ano com a Campanha da Fraternidade. Neste ano, a Campanha da Fraternidade (CF) nos convida a refletir sobre o modo como nós nos relacionamos com todas as formas de vida que constituem a nossa Casa Comum, o planeta Terra; por isso, apresenta-nos o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), ambos são um convite a celebrar, agradecer a Deus pela obra da Criação e contemplar a sua beleza, especialmente a do homem e da mulher, criados à sua imagem e semelhança.

É tempo de compreender que tudo está interligado, pois tudo aquilo que existe participa, a seu modo, da sabedoria divina. Por isso, o bem dispensado à criatura, segundo a justa medida, é a contribuição para o bem do conjunto da obra do Criador.

Para auxiliar a prática pedagógica sobre a Campanha da Fraternidade, a CNBB organizou um rico material vinculando as temáticas sobre o tema às habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular, da Educação Infantil ao Ensino médio, além das competências sociais emocionais e dos Compromissos do Pacto Educativo Global. As propostas servem como pontos de partida para auxiliar educadores e educadoras e podem ser adaptadas ou modificadas conforme a realidade e as possibilidades de cada escola. O mais importante é que este material possa apoiar a vivência da CF 2025 no ambiente escolar.

Finalizo com a fala de Dom Francisco Agamenilton Damascena, bispo da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO), referência do Setor Educação da CNBB:

Reconhecemos a importância dos educadores e o seu talento; por isso, confiamos neles e lhes pedimos que se juntem a nós na arte de formar consciências segundo a verdade da Criação. Eduquemos para o cuidado com a Casa Comum como expressão de amor a Deus, ao próximo e a si mesmo.

Com grande abraço, desejo a todos os nossos leitores um ano letivo de muitas bênçãos e muito sucesso.

Zeneide Silva
(@profzeneidesilva)

cubos