Edição 13

Editorial

Editorial

São 55 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e há muito o que se perguntar: estamos realmente preocupados com o outro? Agimos como cidadãos? Exercemos nossos direitos de luta pelo bem comum? Ou estamos nos fechando cada vez mais em nossos casulos e nos tornando alienados num mundo de globalização? Será que faz parte da nossa vida defender e respeitar os direitos dos outros, o agir com ética?

Nesta edição, a revista Construir Notícias abre suas páginas presenteando o leitor com a mensagem poética de Antusa Assumpção — Abrindo as Portas, na qual nos fala aquele que, por certo, é o norteador dos Direitos Humanos.

Ainda no enfoque sobre o tema, você terá acesso à Declaração Universal dos Direitos Humanos; conhecerá a beleza do texto Estatutos do Homem, escrito por Thiago de Melo; e se deixará seduzir pelas declarações do Dr. Gabriel Chalita sobre a importância do afeto no processo de Educação.

Na seção Ambiente-se!, a Construir Notícias dá algumas orientações para que alunos e professores trabalhem juntos a leitura da Carta da Terra — documento que também é uma declaração de direitos sobre o meio ambiente e um alerta aos cuidados com o Planeta Terra.

Esta edição proporciona um mergulho na história do Cavaleiro Betinho (Herbert de Souza), o criador do projeto Natal sem Fome e um grande defensor dos direitos humanos, que lutou veementemente para ver assegurado o mais fundamental dos direitos: o de ter um prato de comida.

Como novidades, trazemos Osvaldo Montenegro na literatura, resgatando a beleza dos contos de fadas na vida de nossas crianças, e André Neves, criador da nossa capa, com seu olhar poético através de suas imagens.

É, professor!, somos cuidadosos com você e trabalhamos para que, a cada página aberta, encontre mais subsídios para a melhoria da qualidade de sua prática em sala de aula e, para isso, trazemos nesta edição o Projeto Educação para a Paz; a experiência compartilhada pelas professoras Simone Ferreira e Saline Laranjeira, em que elas pretendem desmitificar que aprender Matemática é chato; as datas comemorativas, a começar pelo Dia da Bandeira – 19 de novembro; como curiosidade, conheça um pouco sobre as bandeiras dos diversos estados do Brasil; e, em O Natal, você conhecerá como a festa do nascimento de Cristo é comemorada de acordo com o clima e as condições religiosas de cada país, além de aprender a fazer artes natalinas.

Ainda nesta edição, prestamos nossa homenagem ao Colégio de São Bento, em Olinda-PE, por completar cinqüenta anos dedicados à formação integral de seus alunos.

A direção da revista Construir Notícias, em nome de toda a sua equipe, agradece a seus leitores por mais um ano de leitura e de contribuições, esperando que, em 2004, estejamos juntos com a Força de Gandhi para novas realizações.

Desejamos um ano-novo repleto de amor a si e ao próximo.

cubos