Edição 29

Editorial

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editorialAbrimos a Construir Notícias perguntando a você, prezado educador e prezada educadora: Por que um projeto político-pedagógico?; Sua escola já tem um projeto político-pedagógico? E de que maneira nós podemos ajudar vocês a responderem essas perguntas? Poderíamos dizer, simplesmente, que o projeto político-pedagógico é a identidade de uma escola com seus valores e conhecimentos e que, para ser verdadeiro, libertador e responsável, tem de ser participativo. Enfim: toda escola precisa ter seu projeto político-pedagógico, para formar melhor o estudante-cidadão.

Continuaremos, ainda nesta edição, a falar um pouco mais sobre a África, pois acreditamos que seja preciso conhecer a História daquele continente para melhor fundamentar nossas aula: como já sabemos, a cultura africana agora faz parte do currículo escolar. No artigo África de todos nós, de Paola Gentile, encontraremos sugestões de atividades para todas as disciplinas – que nos ajudarão em nossa prática pedagógica –, e, na entrevista , o professor Roberto Benjamim apresenta seu livro A África está em nós (volumes 1 e 2), com informações importantíssimas. Em sua fala, ele nos diz: “A Educação só se realiza através da transmissão da Cultura”.

E por falar em cultura, trazemos para enriquecer nossas páginas, na seção Lendo e Aprendendo, o folclorista Sílvio Romero, que tanto contribui com a riqueza de contos literários relacionados ao folclore. E a matéria com as perguntas mais freqüentes sobre Preservação e Tombamento, conhecer para melhor preservar: isso também é cultura.

Temos também algumas matérias que tratam de uma corrente com a inclusão. O artigo escrito pela professora Liliane Maria Jamir e Silva, O imaginário da inclusão na literatura infanto-juvenil, traz o tema da inclusão na Literatura Infantil. E Janaína Darós, em seu projeto Somos todos diferentes e iguais, nos faz refletir que a inclusão social depende da maneira de pensar e agir da sociedade – e isso pode ser um dos objetivos da escola, pois a nova lei (de nº 11.274) estabelece que crianças de seis anos já farao parte d Ensino Fundamental (agora com nove séries). Ainda sobre o tema inclusão, temos, na seção Lá vem História…, Lilico, um amor de caracol, e, no Livro da Vez, Um garoto diferente, mas igual a todo, Roberto, escrito por Gabriel, o Pensador. E, para finalizar, leia a mensagem da Reunião de Pais e Mestres: “Eu sou importante”.

Na seção de Artes, selecionamos o trabalho de um cavalo feito de sucata e trouxemos informações sobre a harmonia das cores.

Esperamos que aproveitem cada pagina desta revista, pois o nosso interesse ajuda você, educador e educadora, a formar cidadãos presentes e atuantes.

editorial1Valeu e um grande abraço!

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