Edição 81

Editorial

Editorial

Prezado Educador,
Prezada Educadora,

Educar para resolver problemas, e não para dar respostas.

Parece uma missão impossível, mas não é. Todo professor precisa saber como as crianças e os jovens se desenvolvem e levar em conta a diversidade dos alunos, buscando novas estratégias para alcançar uma aprendizagem significativa que os estimulem a aprender a aprender e, principalmente, aprender a pensar.

O professor precisa desenvolver em seus alunos a capacidade de raciocínio que lhes permita aprimorar seus conhecimentos e refletir criticamente sobre o que aprenderam, de modo a ampliar sua visão do mundo físico e social.

Necessita, ainda, em suas aulas, apresentar e desenvolver os conteúdos de maneira que os alunos não aprendam de forma arbitrária, sem seus critérios, o que a humanidade elaborou e nos deixou como herança, e sim, em sua prática, formar, sobretudo, responsabilidade social, levando seus alunos a construir projetos pessoais nos quais estejam assegurados os valores democráticos e preparar alunos capazes de enfrentar situações em seu dia a dia com segurança e competência.

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É fundamental rever nossa prática na formação do comportamento profissional e, em especial, na transformação de atitudes. É muito importante também participar de cursos de formação continuada, atualizar-se e conhecer novos recursos metodológicos e temas educacionais que vêm sendo discutidos.

Enfim, precisamos ser bons professores, para que possamos ter segurança e competência em educar para resolver problemas, e não para dar respostas, além de nunca esquecer que nossos alunos têm uma série de necessidades e, principamente, que necessitam de novos desafios.

Lembrando que:

O bom professor aceita riscos, dispõe-se a viver novas aventuras e ampliar seus conhecimentos. Aprenda com o passado e reinvente o futuro.

                             In. Revista Ofício de Professor.

Um grande abraço,

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