Edição 41

Editorial

Editorial

Prezado Educador/Prezada Educadora,

Receita de Olhar
Nas primeiras horas da manhã,
desamarre o olhar.
Deixe que se derrame
sobre todas as coisas belas.
O mundo é sempre novo,
e a Terra dança e acorda
em acordes do sol.
Faça seu olhar imensa caravela.

MURRAY, Roseana. Receita do olhar. São Paulo: FTD, 1997

Relendo o poema de Roseana Murray, pensei em Rubem Alves, quando nos fala que “O olhar de um educador tem o poder de fazer a inteligência de uma criança florescer ou murchar”.

Neste número, a Construir Notícias propõe a reflexão: a habilidade no olhar do professor, no olhar daquele educador questionador que desafia seus alunos e se desafia, diariamente, a buscar mais, a questionar suas verdades estagnadas e a “transver” o mundo. Que ultrapassa a leitura externa e atinge o olhar interno sobre si, sobre o mundo e sobre sua relação com o mundo. Que está atento às palavras, aos sentidos, aos olhares, aos gestos. Que imprime um rigor ao pensamento e ao pronunciamento de suas idéias e das idéias de seus alunos. Que dá voz à argumentação, à dúvida, ao erro.

Neste número, são nítidas a construção e a competência dos professores, doutores que abrilhantam nossa revista com assuntos relacionados ao tema central: a habilidade no Olhar do Professor.

Apresentamos Sílvia Pereira, que transcreveu seu texto As Habilidades de Ensino, retirado do livro Prática de Ensino: os Estagiários na Formação do Professor (Editora Pioneira), de Anna Maria Pessoa. Trazemos, também, na seção Projeto Didático, outro artigo de Sílvia Pereira: Planejamento: Conteúdo, Questões Conceituais, Procedimentais e Atitudinais; e ainda: O Olhar da Criança sobre a Escola de Educação Infantil, de Uiliete Márcia Silva de Mendonça; Uma Reflexão sobre Formação: Paradigma para
um Mundo Melhor, de Sérgio Murilo Magalhães; O Som do Amor, de Paulo Alexandre dos Santos; Pelos Caminhos da Ortograf ia, de Janaína Silva Darós; A Leitura, de Assonilde Negreiros Mendes; e Vamos Aprender a Estudar, de Reinilda Maria Salgado. E, como não poderia faltar, neste número temos, claro, as valiosas Dicas de Leitura e as Dicas de Filmes.

Na seção Lá vem História…, trazemos o belíssimo texto Plantando Sementes pela Vida, uma colaboração da professora Mabel Ferreira, como também uma valiosa contribuição para a seção de artes Caixa Ecológica.

Apresentamos, ainda, na Lei nº 10.639/03, o tema Educação Infantil, no artigo de Patrícia Maria de Souza Santana; o projeto Folclore do Meu Brasil, do Colégio Nossa Senhora de Fátima; e a mensagem final, Gestão Escolar, de Regina Cristina Guerra Fonsêca.

Enfim, concluímos este Editorial com um alerta de Rubem Alves. “Professor, trate de prestar atenção ao seu olhar. Ele é mais importante que os seus planos de aula. O olhar tem o poder para despertar e para intimidar a inteligência. O olhar é um poder bruxo! Por isso lhe digo, professor, cuide dos seus olhos”.

Um grande abraço,

cubos