Edição 44

Editorial

Editorial

Estou sempre lendo sobre educação: novos métodos, novos caminhos, construtivismo, prática pedagógica, formação continuada e avaliação, etc. Paro para refletir sobre algo que me parece ser o foco de todas as crises que vivem na nossa sociedade, que nos leva a refletir sobre a educação. Se nos dermos conta de que a educação é parte de um sistema abalado nas suas raízes e que desmorona em seus alicerces, poderemos identificar a causa de tanta violência diária, violência simbólica, violência no trânsito, violência familiar, entre outras.

Mas eu questiono:

Onde está a razão? O sentido? A origem? Existe, a meu ver, uma única explicação: a crise de valores. No mundo de hoje, já não se sabe o que vale mais ou menos. A revista Construir resolveu compartilhar com a CNBB, que neste ano traz como tema da Campanha da Fraternidade 2009 A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA, a reflexão sobre como estamos vivendo no mundo de tantas incertezas e violências e sobre como a escola pode e deve se unir a todos que fazem parte dela, para que juntos possam fazer movimentos, campanhas e criar projetos de conscientização para uma sociedade mais justa.

O mundo quer e precisa de Paz. Alcançá-la e mantê-la é uma questão de sabedoria, que envolve sentimentos, atitudes, compreensões, possibilidades de exercício pleno da cidadania, a que todos temos direito.

editorial

Neste número, a Revista apresenta artigos valiosos que poderão auxiliar o professor a planejar o jogo da aprendizagem, tais como:

A nossa sala é um lugar onde…, Allan L. Beane; Avaliação formativa reguladora: intencionalidade, características e princípios, Jansen Felipe da Silva; Avaliar pra quê?, Nildo Lage; Por que educação e cultura?, Maria Alice Setúbal e Maurício Érnica; Técnicas de treinamento para a educação da emoção: a educação participativa, Augusto Jorge Cury; Acorda, educador, Maria Thereza Gama; Na sala de aula; Sob o domínio da TPM; Comissão aprova oficialização do Hino à Negritude, Elto Bonfim; Racismo e preconceito, Karen Miller; Um olhar sobre o Semiárido; A Teoria Psicogenética de Piaget – O processo de construção do conhecimento compreendido a partir do referencial teórico piagetiano, Fabiana Barboza e Zeneide Silva; As contadeiras – uma dupla apaixonada por crianças e histórias, Marúcia Coêlho e Tania Oliveira; Coma os morangos; Arte em papel, Vastí Goes Mendonça; Educando gerações; Ecologicamente correto; Mesmo que…, Canísio Mayer.

Que Deus nos permita, neste ano de 2009, vivermos a PAZ em nossos corações e com a esperança sempre renovada de que, finalmente, alcançaremos os objetivos de equidade e justiça social que tanto almejamos.

assinatura

cubos