Edição Editorial

Editorial

Prezado Educador,

Prezada Educadora.

“Habitue-se a ouvir a voz do seu coração.
É através dele que Deus fala conosco
e nos dá a força de que necessitamos
para seguirmos em frente,
vencendo os obstáculos que surgem
na nossa estrada.”

(Irmã Dulce)

Neste momento, em que parcelas significativas da sociedade participam ativamente das muitas campanhas encetadas em favor de um mundo humanizado, iniciamos o ano letivo com a Campanha da Fraternidade, que neste ano traz como tema: Fraternidade e vida: dom e compromisso e como lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10. 33, 34).

O lema retrata a passagem do Bom Samaritano, em que Jesus chama próximo quem cumpriu o mandamento do amor. Bom samaritano é quem abre o coração à pessoa que sofre e lhe estende a mão, sem discriminar ninguém que necessita de cuidado. Como passar ao largo, indiferente a quem sofre? Não basta ser sensível e sentir compaixão, é preciso agir.

Todos nós somos chamados a ser bons samaritanos, e algumas pessoas são chamadas a escolher profissões que encarnam essa missão. Somos chamados a nos tornar próximos acercando-nos dos necessitados como nos mostrou Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres. Nenhum necessitado que dela se aproximou em busca de auxílio e apoio deixou de ser atendido. Somos chamados a ser médicos, enfermeiros, assistentes sociais, educadores em escolas pobres? É isso que o Senhor pede a nós. Somos, portanto, chamados a ver, sentir compaixão e cuidar.

Um grande abraço,1

cubos