Edição 59

Editorial

Editorial

Prezado Educador/Prezada Educadora,

“Por vezes, os nossos recursos se encontram escondidos por baixo de uma grossa casca. Quando eu alcançar o núcleo interno no qual se encontra concentrada toda a força, nova energia fluirá para os meus pensamentos e ações, algo desabrochará em mim. Em cada um de nós, existe esse núcleo, repleto de energia e esperança.”
Anselm Griin

Conversando com um grupo de professoras amigas, parei e fiquei só escutando as experiências sofridas — como preconceitos, mortes dramáticas, perdas, dificuldades financeiras — por que passaram quando eram crianças e adolescentes. Hoje, porém, estavam contando vitórias, elas estavam felizes com suas conquistas.

A cada experiência contada, ficava pensando e refletindo: “Isso que elas estão comentando é resiliência”. Deixei que comentassem ainda mais, até que interferi perguntando se elas sabiam o que significava a palavra resiliência. Elas disseram que não e me perguntaram o que seria. Expliquei que a palavra resiliência vem do latim resilio, que significa saltar para trás. É um termo oriundo da Física, relacionado à capacidade dos materiais de resistirem aos choques; depois de sofrerem alguma pressão ou de se alterarem por algum motivo, voltam ao estado normal. Da mesma maneira, elas tiveram a capacidade de responder de forma mais consistente aos desafios e às dificuldades na infância e na adolescência, reagindo com flexibilidade e com capacidade de recuperação diante desses desafios e de circunstâncias desfavoráveis, tendo atitudes otimistas, positivas e perseverantes, isto é, sendo resilientes.

Elas ficaram cada vez mais envolvidas, e foram surgindo outras maneiras de entender melhor o que seria realmente resiliência. Até que uma delas comentou ter lido sobre a renovação da águia (leia na página 39), outra comentou sobre a história do sapinho que transformou o leite em coalhada diante da dificuldade e da vontade de vencer. Achei muito interessantes as comparações. A conversa se estendeu ainda mais quando perguntei se elas eram professoras resilientes, já que, como qualquer outro profissional, o professor também passa por situações diversas, como estresse, mudanças, indisciplina dos alunos, falta de recursos, entre outras.

Muitas histórias sobre resiliência foram comentadas. Histórias envolvendo alunos, professores, pessoas amigas e até familiares que enfrentaram dificuldades e, vencendo obstáculos, conseguiram superar momentos difíceis para alcançar seus objetivos.

Foi assim que surgiu o tema resiliência para este número da Construir Notícias. Desejo que gostem e que a Revista possa ajudar a compreendê-lo melhor. Não esquecendo que isso vale para todos vocês, leitores, também. Sejam resilientes.

Um grande abraço
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cubos