Edição 115

Editorial

Editorial

Zeneide Silva

Prezado Educador

Prezada Educadora,

A responsabilidade de educar crianças, adolescentes ou adultos vem aumentando na mesma proporção em que cresce o desafio de entender que futuro é esse que vem sendo arquitetado a cada dia. O mundo se transformou de tal forma em 2020 que nos obrigou a ter uma visão mais positiva sobre os valores (alguns esquecidos) que permeiam nossa vida.

Durante muitos anos, valorizamos o pensamento lógico e cartesiano. Hoje, sentimos a urgência de mudar, valorizando nossas crianças e nossos adolescentes com uma formação mais humanística e filosófica.

A Construir Notícias, nesta última edição de 2020, propõe uma mudança no vocabulário transformador, tanto na escola como em casa. O vocabulário transformador não somente nos ajuda a diminuir a dor, mas também pode aumentar nosso prazer em viver.

As palavras têm poder na vida de todo educador e dos pais, levam-nos a uma reflexão sobre como devemos agir de forma positiva na vida dos alunos, dos filhos e de nós mesmos.

As palavras têm poder? E que poder é esse? O poder de tornar as coisas em realidade. Isso porque nossas palavras não são apenas sons, mas energia em movimento. Anthony Robbins, em seu livro Desperte seu gigante, diz que: “As palavras têm o poder de desencadear guerras ou criar a paz, destruir relacionamentos ou fortalecê-los”.

O modo como nos sentimos com relação a qualquer coisa é determinado pelo significado que atribuímos a ela. Pais e professores, as palavras que vocês escolherem, conscientes ou inconscientes, para descrever uma situação mudam de imediato o que ela significa para vocês e, consequentemente, o modo como vocês se sentem.

As pessoas com vocabulário negativo têm vida emocionalmente negativa. Pessoas com vocabulário positivo têm uma paleta de muitas cores para pintar a experiência da vida, não somente para os outros, mas para elas mesmas.

Enfim, poderíamos acrescentar palavras positivas e animadoras em nosso vocabulário emocional. Se usarmos constantemente essas palavras, o quanto a nossa vida seria mais agradável? Pense em pessoas que levam a vida extraordinariamente feliz ou apaixonada, quais são as palavras que elas usam constantemente para descrever sua experiência de vida.

Você, como educador ou educadora, poderia adotar o vocabulário transformador para atingir alguns padrões emocionais que, com certeza, ajudarão a mudar vidas.

Gratidão!

Vai dar certo!

Parabéns!

Você foi perfeito!

Confio em você!

Grande abraço,

ASSINATURA_ZENEIDE_NOVA

 

 

 

(@profzeneidesilva)

cubos