Edição 121

Editorial

Editorial

Prezado educador,

Prezada educadora,

Educar para a vida é fazer o aprendiz perceber que é capaz de promover a transformação de sua realidade, dando-lhe as ferramentas indispensáveis para tal: consciência crítica e atitude.
- Josnei Caminha

Chegamos ao último número da revista Construir Notícias neste ano de 2021, e o nosso sentimento não poderia ser outro a não ser de gratidão, principalmente a todos que contribuíram para chegarmos a 158.000 exemplares por edição, distribuídos aos nossos leitores assinantes e mais 671.000 acessos no site, no período de janeiro a setembro de 2021.

Mais uma vez gratidão!

Gratidão sempre.

Dezembro sempre desponta como uma época especial para se pensar sobre as opções que fizemos, rever algumas trajetórias, renovar os desejos e refletir sobre a nossa prática e, principalmente, a nossa contribuição pedagógica para ter a leveza de dizer “Mais um ano se passou”. Que, no próximo ano, possamos trabalhar um projeto de educação para a vida e que a escola seja uma organização capaz de ensinar para a realidade, não se contentando apenas com o conteúdo, com a transmissão de conhecimentos.

A Construir Notícias é um veículo de comunicação para educadores comprometido com a vida em todas as suas dimensões e traz, nesta edição, diversos artigos escritos por nossos colaboradores com o tema Meritocracia.

Sabemos o quanto é importante entender o que significa meritocracia. Como educadores, temos consciência de que nem todo indivíduo é capaz de prosperar somente com suas capacidades, sem precisar da ajuda da sociedade, do Estado ou da família. Devemos exercer uma influência positiva sobre nossos alunos, tendo sempre uma presença amiga, passando bons exemplos e transmitindo experiências adquiridas ao longo da vida. Devemos ainda ser facilitadores, que ajudam a descobrir caminhos e a pensar alternativas, e não apenas nos comportar como condutores, pois, na condução, o aluno é passivo, e, na facilitação, o aluno participa, uma condição essencial no processo de educação.

Para uma formação completa do aluno, a sociedade exige uma escola aberta ao debate, inclusive sobre a meritocracia, promovendo a redescoberta dos valores éticos individuais e comunitários. É importante salientar que isso só ocorrerá se a escola puder contar com elementos e condições internas e externas que viabilizem o cumprimento de sua missão fundamental: educar para a vida.

O tema não é fácil, mas não podemos desistir. Por meio dos artigos da revista, iremos enriquecer cada vez mais esse debate.

Que nosso objetivo seja oferecer aos alunos condições para que possam vencer com dignidade e para que tenham direitos e oportunidades iguais. Que tenham inserção ativa no processo de desenvolvimento do nosso país e poder de decisão, resgatando valores fundamentais da vida, motivando-os a viver de forma mais intensa.

A você, educador e educadora, que lê a Construir Notícias, desejamos um ótimo fim de ano e um 2022 de muitas realizações, pois, em matéria de educação, temos muito o que fazer pelo nosso país.

Um grande abraço fraterno,

ASSINATURA_ZENEIDE_NOVA
(@progzeneidesilva)

cubos