Edição 75

Editorial

Editorial

Prezado Educador,

Prezada Educadora,

Acho que a história abaixo nos apresenta uma boa reflexão sobre o tema-âncora da Revista nesta edição: Que alunos vamos deixar para o mundo?

O lenhador que tinha o machado denteado

Era uma vez um lenhador que se empenhava sem descanso em cortar uma árvore. Tinha o machado denteado, e, apesar de seu esforço e de praticamente não parar para repousar, seu trabalho não avançava.

Passou por ali um camponês que lhe disse:

— Seu machado está denteado, por que você não o afia?

O lenhador olhou-o só por um momento com seu rosto cansado e lhe disse:

— Não tenho tempo para isso, tenho de cortar todas essas árvores e não posso perder sequer um minuto de meu tempo.

Já ouvi educadores dizerem não ter tempo para discutir assuntos relacionados a valores, mudança de vida, aceitação do outro. São como o lenhador do machado denteado. Como formar cidadãos conscientes numa escola conteudista?

Temos que ter consciência de que só educaremos para a vida se a escola, os programas e os conteúdos estiverem imersos na realidade e na vida cotidiana do aluno, de sua família, do bairro, da cidade, do país. O verdadeiro planejamento parte da experiência, dos saberes, dos sentimentos e das necessidades dos alunos, de modo a mergulhar numa prática social na construção de uma sociedade justa, ética e consciente.

Temos ainda que ensinar aos nossos alunos, desde a infância, a descobrir em seu interior o melhor de sua personalidade, reconhecendo e valorizando suas qualidades positivas, pois só assim eles serão capazes de valorizar o outro.

Enfim, devemos nos conscientizar de que o objetivo da vida é ser feliz. O lugar para ser feliz é onde você se encontrar, e o momento para ser feliz é agora.

Sermos educadores felizes e comprometidos é a melhor atitude que podemos deixar para nossos alunos. Não há nada melhor do que sermos lembrados como aquele educador feliz, de bem com a vida, comprometido e amigo.

Ser educador feliz é uma das melhores lições que podemos ensinar a nossos alunos, pois só assim estaremos formando cidadãos conscientes e construtores de um mundo melhor.

Um grande abraço.

assinatura

pag_1_Vitalinka_shutte_opt

cubos