Edição 80
Editorial
Editorial
Prezado Educador,
Prezada Educadora,
Em uma de minhas idas ao consultório médico, encontrei um pequeno texto, li e achei interessante, fotografei e guardei para colocar na Revista. Pena que não tinha fonte.
O texto fala do valor que devemos dar à nossa vida. Leia com atenção.
Uma professora do Ensino Médio, em Los Angeles/EUA, tinha uma maneira inigualável de estimular os seus alunos a pensarem. Frequentemente escrevia pequenas mensagens no quadro-negro sem qualquer relação com o que estava sendo ensinado.
Certa manhã, os alunos encontraram o número 25.550 escrito no quadro. Um jovem finalmente levantou sua mão e perguntou por que esse número em particular estava ali. Ela então explicou que tal número representava a quantidade de dias na vida de uma pessoa que completa 70 anos. A professora tentava enfatizar a brevidade da vida e o valor de cada dia.
Refletindo sobre o texto, resolvi calcular quantos dias terei vivido até o dia 31 de dezembro de 2014 (se for da vontade de Deus). Peguei 365 dias do ano, desconsiderando os bissextos, e multipliquei pelos meus 51 anos de vida, obtendo como resultado 18.615 dias. Depois, resolvi calcular as horas e, para minha surpresa, até o final do ano terei vivido aproximadamente 446.760 horas.
Refleti quantos dias/horas tirei para servir aos meus irmãos (não estou me referindo à família, mas, sim, a visitas a um doente no hospital, escutar um velho, cuidar de uma pessoa). Enfim, que valores estou dando à minha vida.
Fiquei preocupada, pois percebi que fiz muito pouco diante da grandeza de Deus em me conceder tantos dias e tantas horas. Pensei também em todos os talentos que recebemos e que deveriam ser usados, primeiramente, para servir aos menos favorecidos. Você já imaginou se cada cidadão oferecesse um dia por mês para servir ao outro? Com certeza, o mundo seria bem melhor; diminuiriam as filas nos hospitais e nos serviços públicos.
Portanto, meus amigos educadores, é importante que façamos o melhor das nossas oportunidades para honrar a Deus, servir aos outros, como nos propõe a CF 2015: Eu vim para servir (Mc 10.15). Seguir a Cristo implica em ser servidor dos outros. Ao servirmos, estamos participando da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e comprometida com todas as pessoas.
Que tal você calcular quantos dias/horas você já viveu? Você vai ficar impressionado e feliz com o resultado, mas acredito que, como eu, também ficará apreensivo ao ver que poderia ter servido muito mais.
Um grande abraço.