Edição 17

Projeto Didático

Educação física – Correr e Suar é só Começar!

Objetivo

· Conhecer provas coletivas de corrida do atletismo — o revezamento e a maratona.

Material Necessário

· Espaço para corridas.

Desenvolvimento da Atividade

· Nessa atividade, todos podem participar, pois agrupa alunos com mais e menos experiência.

· Introduza o assunto “corridas” com uma brincadeira de revezamento. Não se esqueça do aquecimento. Divida a sala em dois grupos, iguais e mistos, e organize-os em duas fileiras. Marque qual será o local de largada e o percurso que será feito por todos os integrantes, individualmente. O primeiro aluno de cada grupo (fileira) correrá até o final do percurso estabelecido e voltará ao encontro do segundo aluno, batendo em sua mão para que, só neste momento, ele saia e corra também o mesmo percurso, e assim sucessivamente, até que o último aluno faça o percurso todo e se coloque ao final de sua fileira. Ganha a corrida o grupo cujo último participante chegar primeiro ao final da fileira. É importante que cada grupo tenha o seu espaço de corrida, para que não haja acidentes entre os participantes.

· Após a corrida, reúna os alunos para conversarem sobre a atividade e como se sentiram: como começaram a corrida e como terminaram, isto é, que modificações perceberam no corpo. Converse a respeito dessas alterações e do seu porquê.

· Pergunte se já participaram de alguma corrida ou se já assistiram a alguma. Faça um levantamento sobre tipos de corridas que conhecem, semelhanças e diferenças entre elas. Pergunte, ainda, sobre o conhecimento que têm sobre provas de atletismo e complemente-o com outras informações.

cubos