Edição 16

Matérias Especiais

Escola Inclusiva: Todos Têm Direito

A Constituição afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se, entre outros, o direito à vida. Esse direito visa a que cada um busque a plenitude do seu existir, participando ativamente na construção da sua vida pessoal, tendo uma existência digna, feliz e de qualidade.

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas – ONU, as pessoas portadoras de deficiências representam 10% da população mundial. Esse percentual pode ser mais elevado quando se trata de países, como o Brasil, onde as condições socioeconômicas da população são precárias.

Dentro da filosofia em que se fundamentam os direitos humanos, é evidente que todos devem ter as mesmas oportunidades de aprender e de desenvolver suas capacidades, para, assim, alcançar a independência social e econômica, bem como poder integrar-se plenamente na vida comunitária.

Por essa razão, as mesmas oportunidades oferecidas pela sociedade aos alunos considerados como “normais” devem ser extensivas aos educandos especiais.

Sendo assim, torna-se evidente que as instituições educacionais regulares precisam contar com meios apropriados e suficientemente flexíveis, para facilitar a tais educandos pleno desenvolvimento e real integração social na comunidade em que vive.

Dessa forma, este texto busca verificar se está sendo aplicada, de acordo com o capítulo V da LDB, a educação para portadores de deficiência física e/ou mental. Para um melhor direcionamento, abordamos a Educação Física e, como base, realizamos entrevistas em escolas especializadas em deficientes mentais e auditivos.

Aspectos Básicos da Educação Especial

Educação Especial é um ramo da pedagogia que estuda e reúne os métodos e processos adequados aos indivíduos que não podem se beneficiar apenas do ensino comum, pois necessitam de orientação e recursos especiais para atingir o rendimento máximo de suas potencialidades.

Os objetivos da Educação Especial são idênticos aos da Educação em geral, porém atendendo às diferenças individuais dos educandos.

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