Edição 08

Sugestão de Atividades

Frevologia em vídeo

FREVO É – Em Pernambuco é assim: tão logo o ano começa, ouve-se o eco dos acordes de frevo pelas ruas estreitas dos sítios históricos de Recife e Olinda. Essa dança que já virou marca registrada de Pernambuco, nasceu no rebuliço dos carnavais do começo do século XX. Os “corsos carnavalescos” daquela época eram animados por bandas sinfônicas que costumavam tocar polcas, quadrilhas, dobrados e marchinhas, entre outras músicas. A efervescência da multidão de foliões que acompanhava o desfile, parecia sugerir um andamento mais acelerado. Foi exatamente isso que aconteceu. A evolução melódica daqueles ritmos tão europeus fez nascer a música que hoje é identidade cultural e cartão de visita do povo pernambucano: o frevo. / Música e dança nasceram juntas. Tentando ocultar os golpes da luta que acontecia, os grupos rivais de capoeiristas que se comportavam à frente das bandas, começaram a fazer movimentos no ritmo frenético daquela nova música e, quase sem querer, deram origem ao “passo” – nome carreto da dança que se executa ao som do frevo. A sabedoria popular rapidamente fez a comparação e numa corruptela de ferver, batizou de frevo aquela novidade cultural em plena ebulição. Todos foram atraídos pelo novo ritmo e queriam também entrar naquela “fervura”, por isso o primogênito FREVO DE RUA ou FREVO RASGADO desdobrou-se em mais duas versões: O FREVO CANÇÃO e o FREVO DE BLOCO. Todo pernambucano que se preza, sabe ou deveria saber, mesmo que por intuição, pelo menos “um” dos mais de 200 passos catalogados de frevo.

MARIANGELA VALENÇA – Mariangela Valença dedica-se à Dança Popular há mais de 12 anos e trabalha na conscientização, recriação e divulgação da cultura de Pernambuco. Nessa trajetória brilhante, integrou o elenco das principais companhias do Estado, como por exemplo, o Balé Popular do Recife, o Balé Brasílica e o Balé Galera do Brasil da Banda Versão Brasileira. Não pára por aí, Mariângela já está tomando fôlego para produzir o 2º volume da vídeo-aula, para os alunos que quiserem aprofundar seus conhecimentos de “frevologia” e aprender mais alguns passos, que envolvem agachamentos e saltos. E quem sabe, num breve futuro, seremos agracidados com vídeo-aulas de outros ritmos populares da cultura pernambucana.

O 1º volume da vídeo-aula de frevo será oficialmente lançado em janeiro deste ano, mas já está sendo comercializado através do site www.aprendaofrevo.com.br ou do telefone (81) 3466-0494 (contato: Felipe)

cubos