Edição 125

Refletindo

Fuja das atitudes que não deixam sua vida evoluir

Christina Barbosa

É de pequenas atitudes, momentos e comportamentos que nascem as grandes conquistas. Viver é simples, nós é que complicamos tudo. Muitos passam a vida correndo de lá para cá. Agir freneticamente sem evolução não vai ajudá-lo a realizar seus sonhos. Já vi muita gente ser demitida ou ir à falência por tomar uma atitude errada. As pessoas são contratadas graças à sua capacidade técnica, mas são dispensadas por cometer equívocos, como:

Não estar aberto a mudanças – A única coisa que você não pode mudar é a morte; fora isso, o mundo muda tanto e tão rapidamente que, se não aceitar, você ficará de fora. Quando o Facebook surgiu, muita gente achou que era bobagem, perda de tempo. Hoje o volume de negócios fechados por esse serviço de rede social mostra que bobagem foi deixar de perceber isso. Esteja sempre aberto a ouvir, a experimentar coisas novas e a ver tudo sob um ângulo diferente. A atitude de se fechar deixa você isolado e o tira do foco.

Não gerenciar seu tempo – Aqueles que não conseguem ter tempo para o importante mais cedo ou mais tarde ficam para trás. Olhe para qualquer pessoa de sucesso e verá alguém que soube focar no que traz resultados, dizer não e planejar seus sonhos.

Reclamar de tudo – A sua atitude com relação aos problemas do dia a dia diz muito sobre quem você é. Se, em vez de reclamar do que deu errado, você cultivar uma atitude de que tudo é um aprendizado, as coisas simplesmente começarão a dar certo. Quando mudamos a percepção, mudamos o resultado.

Não aprender a gerir as finanças – Você pode não querer ou não saber investir, gerenciar sua conta, suas aplicações, etc. Porém, se quiser sair do lugar, precisa aprender a fazer o dinheiro trabalhar por você, e não o contrário. Comece lendo bons livros sobre o assunto e procure cursos on-line sobre isso — existem centenas deles gratuitos. Não adianta ganhar e perder por não saber usar.

Não ter metas definidas – Se você não souber para onde vai, não chegará a lugar algum ou, pior, irá com mais gente para o lugar errado. Ter pelo menos um objetivo por ano é essencial para sair do lugar.

ler-poucoLer poucos livros por ano – Não sei dizer o número certo, mas, quanto mais você ler, melhor. A leitura abre sua mente para novas atitudes, novos métodos, novas formas de realização. Se você tem filhos, serve ainda como um exemplo para o futuro deles.

Usar o fim de semana para procrastinar a vida – Nada contra passar um fim de semana entregue à preguiça, mas, se você faz isso com muita frequência, há algo de errado. É no fim de semana que temos a oportunidade de recuperar a energia, de pôr a leitura em dia, de fazer algum curso, de encontrar os amigos, de estudar algo novo, de elaborar melhor as ideias.

Achar que alguém é responsável por sua carreira – Não é a empresa, nem seu chefe, tampouco seus pais, amigos ou professores que têm responsabilidade sobre a sua carreira. É você quem deve constantemente usar seu tempo para investir em cursos, networking, eventos, estágios, etc.

Não correr riscos – Se você só faz o que está acostumado a fazer, vai ter o resultado de sempre. Os medíocres são aqueles que ficam na média; já os visionários nada mais são do que pessoas que correram risco e deram certo. Visionários erram, mas é assim que os riscos se tornam mais calculáveis. Alguma coisa você precisa arriscar. Pense bem, analise com cautela os prós e os contras e vá em frente.

hobbiesNão ter tempo para seus relacionamentos – Ninguém quer subir rápido na vida e, quando chegar ao topo, não ter com quem compartilhar o sucesso. Infelizmente, muitas pessoas só dão valor para quem é realmente importante quando esse alguém não está mais presente. Não espere perder as pessoas queridas para descobrir a falta que elas farão. Arrume tempo para sua família, seus amigos e para você mesmo!

Não ter hobbies – Essa eu demorei para aprender. Se você não tem nada que o ajude a descarregar, a relaxar, a aumentar sua energia, fica difícil alcançar o equilíbrio. Procure algo de que goste e que possa fazer constantemente, pode ser cozinhar, jogar tênis, assistir a filmes, correr, etc., e encaixe na sua agenda.

 

Faça uma lista das atitudes que pretende mudar, mas não se atenha às sugestões acima. Escreva quatro colunas: Atitude, Comportamento atual, Comportamento desejado e Três ações a serem postas em prática nas próximas três semanas, a fim de incorporar esse comportamento no seu dia a dia.

BARBOSA, Christina. 60 estratégias práticas para ganhar mais tempo. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

 

cubos