Edição 19

Pintando o 7

História em Quadrões

Depois de abrigar as exposições internacionais de pintores como Albert Eckhout e Frans Post, o Instituto Ricardo Brennand, localizado no bairro da Várzea, no Recife, abre as portas para a mostra História em Quadrões – Pinturas de Mauricio de Sousa. A exposição foi aberta no dia 6 de outubro, em comemoração ao mês da criança, e fica em cartaz até o dia 5 de dezembro.

Ao idealizar a exposição, Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, teve como meta atrair o público infantil para os museus brasileiros, filosofia que já é trabalhada pelo IRB. Através da Ação Educativa, crianças e jovens participam de oficinas e cursos de desenho, pintura, música e confecção de bonecos, no período das férias escolares. Ao todo, a exposição é composta de 49 telas e uma escultura.

A História em Quadrões é uma releitura de obras importantes de pintores nacionais e internacionais, traduzida pelos personagens da história infantil, como Mônica, Cebolinha, Magali, Chico Bento, Cascão e até o coelho Sansão, amigo inseparável da Mônica, faz parte das telas.

A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, de 1503, tornou-se, sob os olhos de Mauricio de Sousa, a Mônica Lisa, com 71 x 61 cm. O quadro mais famoso do mundo ganhou um toque infantil na técnica de acrílica sobre tela.

O Banho de Vênus, obra do pintor Velázquez, que hoje se encontra na National Gallery, em Londres, não foi esquecido pelo desenhista brasileiro e se transformou em O Banho da Gorducha. E nem Van Gogh, o pintor preferido de Mauricio, escapou do bom humor do seu trabalho. Telas como O Escolar (1853); Primeiros Passos (1853); A Sesta (1890); De Manhã: Casal de Camponeses a Caminho do Trabalho (1890) e Corvos sobre o Campo de Trigo (1890) receberam nova leitura. “Ele é o pintor com quem mais me identifico. São dele os quadros que eu tive mais facilidade de reproduzir, devido à forma livre como ele pinta”, comenta Mauricio, confessando que terá forte influência do pintor holandês quando começar a pintar suas próprias telas.

“A minha história com os Quadrões começou como por brincadeira. Em uma visita que fiz ao Museu de Artes de São Paulo (Masp), no final dos anos 80, parei para observar jovens visitantes que copiavam a obra Rosa Azul, de Renoir, em seus bloquinhos de desenho”, revela o desenhista. Crianças que copiavam a Mona Lisa, no Museu do Louvre, em Paris, também chamaram a atenção do artista, que imaginou as crianças brasileiras fazendo o mesmo.

Trajetória – a mostra História em Quadrões já atraiu oitocentos mil visitantes de sete capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Goiânia.

Desde 2001 foi iniciado o trabalho, depois de catorze anos de pesquisas. “Procurei verificar detalhes das pinturas, como a utilização das tintas, o jeito das pinceladas, a iluminação, tudo com muito cuidado”, diz Mauricio de Sousa, lembrando que a brincadeira foi levada a sério, e, hoje, todos os quadros, inspirados nos originais, são pintados em acrílica. “Espero, com essa exposição, que o nosso público, principalmente as crianças, aproximem-se da história dos grandes mestres da pintura, conhecendo suas vidas, suas obras e tendo o seu momento lúdico com as nossas releituras”, concluiu o criador da Turma da Mônica.

História em Quadrões – Pinturas de Mauricio de Sousa
Local: Instituto Ricardo Brennand (Alameda Antonio Brennand s/n – Castelo São João – Várzea – Recife / PE )
De 6 de outubro a 5 de dezembro de 2004
Terça a domingo, das 13h às 17h. Quartas, das 9h às 17h
Entrada: gratuita
Informações e agendamentos: (81) 2121-0352 / 2121-0365

cubos