Edição 24

Espaço pedagógico

Imaculado Coração de Maria: 50 Anos de Formação e Vida

imaculado_seloO COMEÇO DA CAMINHADA

Em meados da década de 50 do século XX, era urgente a demanda por uma escola que atendesse às expectativas das famílias do Bairro Novo, no que se referia à qualidade educacional, na perspectiva da formação integral de suas crianças.

Já havia, no Sítio Histórico de Olinda, a Academia Santa Gertrudes, mantida pelas Irmãs Beneditinas Missionárias; porém, diante da necessidade, as Irmãs assumiram o desafio de fundar uma nova escola, desta vez na planície.

A Ir. Edmunda Montenegro abraçou, como Diretora, a missão educativa da nova casa Beneditina, o então Ginásio Imaculado Coração de Maria, que, anos mais tarde, passaria a Colégio Imaculado Coração de Maria, funcionando até hoje como uma escola de serviço do Senhor.

Uma escola de serviço do Senhor: a força desse princípio brota dos ideais Beneditinos de servir — escuta, acolhimento, respeito às diferenças, diálogo, partilha, aprofundamento da fé. Por ocasião da fundação do Colégio Imaculado, o contexto histórico-social na América Latina apresentava uma realidade de opressões e injustiças e, ao mesmo tempo, um desejo latente da Igreja Católica de contribuir na libertação do homem latino-americano. E, anos mais tarde, a Teologia da Libertação foi a matriz inspiradora do processo pedagógico evangélico-libertador que as escolas católicas adotaram.

Dessa forma, o Imaculado já nasceu em sintonia com as urgências libertárias do povo oprimido, incorporando a “opção pelos pobres”, que a Igreja sinalizava para seus membros. A missão parecia árdua e exigia compromisso e coragem dos educadores! Afinal, era apenas o começo da caminhada…

O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO…

O processo pedagógico do Imaculado revela sua filosofia na missão educativa: vida e formação, na busca de uma comunidade educativa centrada na pessoa, acreditando na escola como instrumento de mudança.

Desde a Educação Infantil, fase em que a criança se encontra aberta às múltiplas aprendizagens, descobrindo significados e expressando-se através dos sentidos, de tal forma que seja compreendida pelos outros, a educação oferecida pelo Imaculado busca ser uma extensão do trabalho iniciado no lar, pela família. Nossa ação educativa prioriza, nessa etapa: a integração entre professor e aluno, respeitando aspectos individuais; a valorização dos conhecimentos prévios, procurando ajustá-los como objetos de estudo; o trabalho com projetos, contextualizando e interdisciplinarizando os conteúdos abordados; a prática de conversas informais que procuram instigar a criança à reflexão e à elaboração das próprias hipóteses e estratégias de pensamento e de leitura; a elaboração de textos pelas crianças; a socialização e o trabalho com o lúdico, pois é com aprendizagens prazerosas que os conhecimentos se consolidam para a vida.

Já na Educação Fundamental, as crianças são apresentadas ao mundo da tecnologia, através das aulas no laboratório de Informática. Paralelamente, o Colégio oferece aulas de Recreação, Filosofia e Ensino Religioso, objetivando a formação do cidadão em sua plenitude, construindo e vivendo valores presentes em nossa sociedade.

O princípio básico que norteia o professorado do Imaculado é incorporar vida às práticas pedagógicas, de forma que a escola possa ser significativa também no Ensino Fundamental, quando se aprofundam os questionamentos críticos sobre o mundo e a criança começa a reconhecer-se como membro da sociedade, capaz de intervir para transformá-la. Nessa etapa inicial do Ensino Fundamental, a ênfase na construção das habilidades leitoras é suporte para as aprendizagens em todas as áreas do conhecimento. São desenvolvidos projetos de literatura que visam incentivar e consolidar o gosto pela leitura e favorecer oportunidades sistemáticas de produção de textos. Esse trabalho tem como fundamento a regularidade, para que os alunos se sintam envolvidos no processo de aprendizagem, sempre desejosos de construírem e reconstruírem conhecimentos, abrindo espaço para se colocarem diante do novo, questionarem, trocarem idéias, trabalharem criativamente.

Destacam-se no Ensino Fundamental: as aulas de Educação Artística, num trabalho diversificado com música, pintura, teatro, colagens e dobraduras, procurando valorizar e resgatar a riqueza cultural e favorecendo situações de descoberta de talentos individuais; o aprofundamento das concepções e habilidades filosóficas iniciadas na Educação Infantil; o projeto de Ensino Religioso, dispensando o uso do livro didático e enfatizando os fatos da vida na perspectiva dos valores cristãos; o ensino da Língua Inglesa — a partir da 1ª série, num constante processo de interação para a construção do conhecimento na dimensão lúdica dos jogos, músicas e atividades interativas. Dessa forma, desenvolve-se uma boa diversidade de vocabulário até a 4ª série e, ao ingressar na 5ª série, os alunos já se apropriaram de fatos e elementos da Língua Inglesa que lhes servirão de suporte para uma maior compreensão da estrutura da língua em sua totalidade.

No Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série) e em todo o Ensino Médio, o fazer pedagógico do Imaculado conta com o apoio de algumas salas-ambientes que favorecem o trabalho prático: laboratórios de Física, Química e Ciências, montados com tecnologia de ponta; salas e laboratórios de multimídia, com aparelhagens de DVD, datashow e retroprojetores; biblioteca disponível para pesquisa em horário integral, oferecendo grande acervo de livros, periódicos e multimeios para pesquisas científicas.

No Ensino Médio, a Orientação Profissional é enfatizada através de reflexões constantes, conduzidas por profissional habilitada na área. Esses momentos visam dar suporte aos alunos durante o processo de escolha da profissão, com esclarecimentos sobre cada área e contatos com profissionais convidados, com o objetivo de, informalmente, situar os jovens quanto ao curso escolhido, desafios, perspectivas e mercado de trabalho.

No Imaculado, a prática esportiva propicia o desenvolvimento integral do aluno como ser individual, social, autônomo, democrático e participante, contribuindo para o pleno exercício de sua cidadania. Além das aulas regulares, o Departamento de Esportes oferece opções de Escolinhas diversas: futsal, dança moderna, handebol, judô masculino e feminino, basquete e voleibol.

O trabalho individualizado através da escuta, feito pelos serviços de Orientação Pedagógica e Educacional, identifica as expectativas e as necessidades dos educandos e das famílias e busca, em conjunto, maneiras de superar as dificuldades apresentadas.

E, assim, fazemos nosso caminho pedagógico: traçando e buscando alcançar, com clareza, as metas propostas pela filosofia beneditina. Os desafios são grandes e constantes, quando o que se deseja é contribuir na construção de uma sociedade nova, em que justiça e fraternidade sejam realidade.

PROJETO FUTURO:

A constância do caminhar

A nossa prática pedagógica está sedimentada nos princípios da fé, da fraternidade e da paz, e inserida num contexto histórico, social e político de crise de valores. O paradigma vigente é globalizante, capitalista, individualista, consumista… Nessas circunstâncias, como realizar uma educação cuja meta é a pessoa, formada na plenitude dos valores cristãos?

O desafio é imenso, mas o Imaculado conta com um diferencial: educadores comprometidos com a transformação, que sabem das dificuldades, mas que acreditam nas possibilidades de cada ser, de cada aluno e aluna que as famílias nos confiam.

E porque acredita em seus educadores, o Imaculado procura investir na sua formação humana e profissional, favorecendo momentos de reflexão sobre as práticas, troca de experiências e contatos com outras realidades, através de palestras e seminários com profissionais convidados.

Os valores que, há cinco décadas, foram a pedra de toque da fundação do Colégio Imaculado continuam sendo o fio condutor de nossa caminhada, porque, se o mundo mudou, as necessidades humanas continuam as mesmas: solidariedade, justiça social, equilíbrio planetário. A diferença é que, hoje, temos ainda mais clareza do que buscamos e da urgência dessa busca. Precisamos anunciar um novo tempo, e a educação é um meio de fazê-lo chegar!

imaculado_bibliotecaConcordamos com Rubem Alves quando nos fala:

Meu único desejo, meu tema musical, meu diamante é a educação. Não acredito que exista coisa mais bela que ser educador. (…) Minha estrela é a educação. Educar não é ensinar Matemática, Física, Química, Geografia, Português. Essas coisas podem ser aprendidas nos livros e nos computadores. Dispensa a presença do educador. Educar é outra coisa. (…) O educador é um corpo cheio de mundos. A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. O mundo é maravilhoso, está cheio de coisas assombrosas.

cubos