Edição 110

Espaço pedagógico

Iniciação Científica no ensino médio: uma trilha de preparação para o ensino superior

Álvaro Henrique Braga Magalhães

Colégio Adventista do Arruda | Recife-PE

Tema: Criação de um clube de iniciação científica voltado para os alunos do Ensino Médio

Público-alvo: Alunos do Ensino Médio

Resumo

 

As linhas seguintes mostrarão uma ideia que foi abraçada por um colégio da rede adventista na capital pernambucana. O projeto consiste na criação de um clube de iniciação científica para os alunos do Ensino Médio, pois, nesse segmento, é natural que as turmas queiram conhecer um pouco do Ensino Superior, já que essa etapa o antecede. O objetivo central é aproximar os alunos da escrita acadêmica, fazendo com que eles se familiarizem desde cedo com a pesquisa científica e sejam motivados a exercê-la, desenvolvendo, assim, interdisciplinaridade com matérias como Redação.

Introdução37

Todos nós, em algum momento, precisamos pesquisar preços, tendências e novas estratégias. Com os nossos alunos, não é diferente; constantemente eles estão à procura de novas tecnologias, músicas, filmes e até mesmo novidades sobre suas celebridades favoritas. Porém, quando falamos em iniciação científica, muitos ainda não sabem ao certo o que essa expressão significa, e, geralmente, apenas a parcela que chega ao Ensino Superior se aprofunda no assunto. A pesquisa científica é definida como a sistematização do que se é pesquisado, apresentando os resultados de forma padronizada. No Ensino Superior, muitos estudantes se desesperam ao ouvir termos como metodologia, projeto de pesquisa e TCC. Tendo essa problemática como ponto de partida, a criação de um clube dedicado à iniciação científica visa preparar os estudantes do Ensino Médio para a carreira universitária.

Justificativa

A iniciação científica voltada para o Ensino Médio se justifica na preparação dos alunos para a universidade, que tem a pesquisa como um de seus motores. Os alunos que participam de atividades como essa conseguem compreender melhor as etapas de uma pesquisa científica, o que os estimula a sistematizar suas descobertas de forma técnica, adquirindo, assim, o domínio da escrita acadêmica.

Objetivo geral

Conhecer o mundo da pesquisa científica através da produção de um projeto de pesquisa.

Objetivos específicos

1. Contextualizar a pesquisa científica como diferencial no Ensino Superior, fazendo com que o hábito da escrita seja estimulado.

2. Identificar o que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e quais são suas regras.

3. Apresentar o hábito de pesquisar como essencial ao ser humano, indicando que cada descoberta deve ser registrada.

4. Construir um projeto de pesquisa dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Período de duração

Doze semanas, sendo um encontro semanal no contraturno, com duas horas-aula.

Metodologia

O método de ensino será pautado na aprendizagem significativa, em que, segundo David Ausubel (1982), o aluno deve ser o protagonista do ensino, realizando os seguintes processos: olhar, escutar e criar. A proposta é que, em cada aula, o discente tenha a oportunidade de construir na prática parte de um projeto de pesquisa. O ritmo de escrita dos alunos deverá ser respeitado. Para a escolha dos temas da pesquisa, deve ser incentivado que eles optem por assuntos ligados às matérias do núcleo comum (Biologia, História, Língua Portuguesa…) para que o clube de iniciação seja um aliado no rendimento escolar, e não uma atividade solta. No colégio em questão, a intervenção foi feita por um pedagogo.

Sem-Título-2

Avaliação

A avaliação será feita mediante a execução de um projeto de pesquisa por aluno, contendo tema, título, objetivos geral e específico, justificativa, referencial teórico e referências.

Culminância

No último encontro, a ideia é que os projetos construídos sejam socializados. Nesse dia, os alunos envolvidos poderão convidar seus pais para prestigiar o momento, simulando, assim, um evento científico.

Considerações finais

Ensinar metodologia científica na Educação Básica é sinônimo de preparação para o êxito futuro, é apenas o começo para uma trilha de descobertas marcada pela curiosidade juvenil e pela experiência de professores que sonham com um Brasil onde a excelência da pesquisa seja um dos meios para pensar em soluções e inovações.
Álvaro Henrique Braga Magalhães é professor no Colégio Adventista do Arruda – Recife/PE.

E-mail: henriqueahbm2013@gmail.com

Referências

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

cubos