Edição 58

Matérias Especiais

Interculturalidade, educação na diversidade, integração na sala – Somos diferentes, somos iguais

Nesta edição, sugerimos o conto Berto, o Elefante Fortalhaço para ser trabalhado com as crianças, reforçando os estudos sobre o corpo humano.

Perguntas para refletir sobre o conto:

Por que chamam o elefantinho Berto de O Bolinha?
O que significa estar gordo?
Você acha que Berto é diferente dos outros companheiros ou igual? Por quê?
O que lhe parece a atitude dos companheiros de Berto no princípio do conto? Gostaria que ele jogasse na sua equipe de futebol?

1) Vamos estudar a pirâmide da alimentação. Em que parte se situam as guloseimas, os bolos e as bolachas? Por que é necessário comer peixe e carne? É conveniente incluir na alimentação diária hortaliças, verduras e frutas?

2) O menu semanal de Berto: podemos aproveitar essa parte para elaborar um menu semanal com as crianças, realçando a importância do café da manhã (o café da manhã de Berto). Recordemos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia porque nos dá os nutrientes necessários para enfrentar a longa jornada. Os cereais que tomamos fazem parte da base da pirâmide, são enriquecidos com vitaminas e minerais e contêm menos gorduras.

3) Você sabia que é durante a infância que se criam os hábitos alimentares? Se Berto continuar comendo muitos bolos e pizzas, acabará por sofrer de sobrepeso, obesidade e diabetes. Agora, falemos um pouquinho sobre esses conceitos explicando o que é cada um deles.

4) Por que Berto se transforma no “fortalhaço”? Só muda os seus hábitos de alimentação ou mais alguns? Fazer algum esporte em vez de assistir à televisão parece-lhe saudável?

5) Se um colega estivesse rechonchudo, que conselho lhe daria para que a sua vida fosse mais saudável?

Recomendações

Crianças de 3 a 5 anos de idade

Não devem fazer mais de três ou quatro horas de exercícios físicos por semana. Em todo caso, é aconselhável que os pais consultem antes um pediatra para saber que atividade física elas devem praticar, caso a criança sofra de algum problema respiratório ou físico.

Nessa faixa etária, o melhor esporte que podem praticar é a natação.

Com esse esporte, poderão trabalhar todos os aspectos importantes do desenvolvimento, como a coordenação, a resistência, a disciplina e a relação entre o esforço e o resultado.

Atue gradualmente para modificar os hábitos alimentares e os níveis de atividade da família, em vez de se concentrar no peso da criança. Seja um modelo de conduta. Os pais que comem alimentos saudáveis e praticam esporte dão um bom exemplo aos seus filhos. Em consequência, é mais provável que as crianças os imitem. Fomente a atividade física. As crianças devem dedicar sessenta minutos à atividade física moderada na maior parte dos dias da semana. Praticar mais de sessenta minutos de atividade física diariamente pode favorecer a perda de peso e a manutenção posterior, além de reduzir o tempo que passam em frente da televisão ou do computador. Estimule-os a comerem os alimentos saudáveis quando tiverem fome e insista para que comam devagar. Evite utilizar a comida como recompensa ou castigo. Tenha leite desnatado, frutas frescas e verduras na geladeira, em vez de refrescos e bolos com alto teor de açúcar e gorduras. Sirva, pelo menos, cinco porções diárias de frutas e verduras. Incentive as crianças a beberem água em vez de bebidas doces, como refrescos e isotônicos.

 

Revista: Educadores de Infância. n. 64. dezembro 2010.

cubos