Edição 06

Espaço pedagógico

Matemática

O livro didático de matemática tem tido grande influência na determinação do saber escolar culturalmente valorizado. No que se refere à seleção, à reelaboração e à organização dos conteúdos, tendo em vista a adequação ao ensino básico, a sua distribuição pelas diversas séries e ao tratamento mais aprofundado de certos tópicos em detrimento de outros, as mudanças introduzidas em sucessivas edições têm mantido um descompasso em relação às mudanças preconizadas pelas novas propostas curriculares e pelas pesquisas e estudos concernentes ao ensino da matemática.

A matemática não pode ser encarada como um sistema pronto e como parte integrante da atividade humana. A relação entre a matemática e a sociedade, bem como a influência que os fatores sócio-culturais exercem sobre seu desenvolvimento e sobre as formas adotadas para seu ensino e aprendizagem têm sido acentuadas pelos educadores da área. Sob esse prisma, a análise dos processos de construção dos conhecimentos matemáticos assume grande importância. Ao mesmo tempo que se desenvolve, sob o influxo de fatores externos, a matemática se organiza mediante movimentos de pensamentos próprios, que garantem sua coerência interna.

Relativos aos aspectos pedagógicos-metodológicos

Conceitos aparentemente simples, como os das operações com números naturais, podem apresentar grandes dificuldades para a criança. De acordo com estudos de psicologia cognitiva , a própria criança deve descobrir os significado dos conceitos, o que exige que o livro do aluno seja um complemento do livro do professor. Este deve oferecer sugestões de atividades com objetivos claros, que levem ao desenvolvimento de habilidades mentais, à formação de conceitos e à gradativa aquisição da linguagem matemática, que não ocorre espontaneamente, nem deriva, como num passe de mágica, da simples observação de uma ilustração como, por exemplo, a que exibe um agrupamento de objetos.

Assumir uma postura voltada para a compreensão dos conceitos e para a apropriação, pelo aluno, de uma linguagem matemática significativa, não implica negar o valor de atividades que ajudem a fixar certos conteúdos básicos, que se transformam em instrumentos para a elaboração de novos conhecimentos.

A análise dos aspectos pedagógico-metodológicos concentra-se, portanto, na linguagem, na formação de conceitos e no desenvolvimento de habilidades, nas atividades e nas práticas propostas.

A linguagem será apreciada no tocante a adequação à série a que se destina a obra, clareza da explanação, gradação e articulação na apresentação dos conteúdos.

O livro do aluno deve contribuir decisivamente para a elaboração dos significados dos conceitos. Deve conter exercícios que permitam ao professor a exploração dos procedimentos de resolução próprios dos alunos; incluir problemas que apresentem várias soluções ou soluções aproximadas, enunciados de maneira a exigir a seleção de dados pertinentes. É igualmente importante a proposição de situações-problema representadas por meio de tabelas, gráficos, etc.

As atividades e práticas propostas, além de adequadas aos objetivos, devem incentivar o trabalho em equipe, estimular a prática da observação, da investigação, da análise, da síntese e da generalização, e possibilitar o desenvolvimento da criatividade e do senso crítico.

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