Edição 87

Projeto Didático

Matematicando: Matemática Brincando

Escola Municipal Adeildo Santana Fernandes – Tabira/PE

1 – Síntese da experiência

Este projeto tem por objetivo tornar as aulas de Matemática prazerosas para os alunos e, dessa forma, possibilitar-lhes uma visão da Matemática de forma mais amigável. O ensino lúdico dessa disciplina é tomado, neste projeto, como forma primordial de desenvolver no aluno uma identidade de cidadão pleno perante conteúdos matemáticos relacionados com seu cotidiano.

Este projeto permite que os alunos construam, através de jogos matemáticos realizados em gincanas competitivas e cooperativas, o seu conhecimento através da interação com colegas ao mesmo tempo que desenvolve habilidades de raciocínio, criatividade, harmonia, cooperação, coleguismo, rapidez e interatividade. A culminância deste projeto será realizada com uma gincana geral apresentada para algumas turmas convidadas.

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O projeto desenvolvido com o 5° ano A da Escola Adeildo Santana Fernandes é o Matematicando: Matemática Brincando, o qual objetiva que os alunos compreendam vários termos e atividades matemáticas por meio de tarefas lúdicas e jogos pedagógicos. A realização se deu com o intuito de que a turma percebesse que a Matemática é uma matéria simples, legal, gostosa de estudar e que está intimamente ligada a várias atividades e tarefas do nosso dia a dia, como contar dinheiro ou ver o peso de algum produto no mercado.

Os resultados em curto prazo foram o maior engajamento da turma na realização de atividades práticas com a disciplina; a perda do medo de “não saber Matemática”; e, por fim, a compreensão de termos básicos da disciplina, como soma, divisão, medição de perímetro e área, entre outros conteúdos.

2 – Introdução

Tudo começou a partir da identificação feita pelo professor de que grande parte da turma tinha dificuldade na resolução de situações envolvendo temas relacionados à Matemática. Este projeto também é uma tentativa de motivar os alunos, uma vez que o nível no desenvolvimento de Matemática era muito baixo e grande parte deles não se sentia motivada nas aulas ou atividades. O projeto foi apresentado aos alunos com uma demonstração de algumas atividades práticas, e foi feita uma listagem pelo professor das principais atividades a serem desenvolvidas. Também foi realizada uma dinâmica de separação de grupos, que seriam permanentes durante todo o projeto. O professor demonstrou, através de slides, quais seriam os objetivos a serem alcançados pela turma e como chegariam a consegui-los. A parte que contém a apresentação do projeto se encontra no seu desenvolvimento. Os alunos se empolgaram, uma vez que eles mesmos escolheram o nome para cada grupo, ficando a turma separada em cinco grupos: Estrela-do-mar, Bazuca, O Bonde das Gatas, O Bonde dos Moleques e As Meninas São Feras.

3 – Contextualização

O bairro em que se localiza a escola é muito carente, com níveis de violência e consumo de drogas muito altos, e grande parte da população não tem acesso aos serviços mais básicos. A escola é de pequeno porte e tem sete salas de aula — todas em condições degradantes, com pouca entrada de ar e com ventiladores em péssimo funcionamento. A turma é um 5° ano do Ensino Fundamental, composta por 32 alunos, dos quais 7 ainda não são alfabetizados. Embora seja uma turma com alguns alunos com o comportamento difícil, são bons na participação e no engajamento em tarefas realizadas. Os pais dos alunos dessa turma quase não participam da vida escolar dos filhos, muitos ainda não conhecem — em pleno mês de agosto — o professor de seu filho.

4 – Objetivos

PROJETO 2_Acervo da es_optOs objetivos do projeto são: desenvolver atividades lúdicas referentes à disciplina de Matemática; desenvolver atividades em pequenos grupos para sondagem da disciplina; compreender o uso de mecanismos para se chegar a resultados mais práticos; praticar, de forma dinâmica, atividades de resolução de situações-problema cotidianas; construir, com material de sucata, jogos para praticar atividades lúdicas; desenvolver estratégias próprias de cálculo; usar números naturais com vírgulas; relacionar escritas fracionárias e decimal de um número racional; resolver problemas que envolvam mais de uma operação com números naturais; formular e resolver problemas que envolvam a ideia fracionária de quociente; resolver operações por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais; resolver problemas que envolvam o cálculo de área e perímetro de figuras geométricas; e utilizar estimativas na resolução de problemas.

5 – Desenvolvimento/atividades

Para a organização do projeto, foi elaborado de antemão um plano com ideias iniciais das atividades a serem realizadas pelos alunos, com a intenção de que eles pudessem manejar e praticar atividades que seriam desenvolvidas no decorrer do projeto. Os materiais utilizados foram jogos de tangram, dominó de operações, dominó de frações, régua de frações, operações xerografadas, balanças, palitos de picolé, dinheiro sem valor e relógios confeccionados pelos alunos. Em cada momento descrito no projeto, adotou-se um jogo ou uma atividade com material concreto para desenvolver os objetivos e as habilidades pretendidos, sempre sendo grupos de seis alunos ou mais. O projeto iniciou no dia 4 de agosto e, desde esse período, vem sendo aplicado, uma vez que foi dividido em seis momentos diferentes, cada momento sendo vivenciado em uma semana ou duas atividades sendo aplicadas em cada semana, dependendo do desenvolvimento e engajamento da turma.

Abaixo, seguem as atividades propostas.

1 momento
• Apresentação do projeto para os alunos.
• Proposta para divisão e nomeação de grupos para realizarem as gincanas na data da culminância.
• Apresentação, feita pelo professor, à turma, de um quadro contendo todas as atividades a serem realizadas.

2 momento
• Construção de alguns jogos para serem utilizados nas gincanas pelos alunos (dominó de operações, dominó de frações, tangram, relógios, situações-problema).

3 momento
• Aplicação e consolidação da atividade I – Cálculo com calculadoras.
• Aplicação e consolidação da atividade II – Montagem das figuras com tangram.
• Aplicação e consolidação da atividade III – Resolução de situações-problema.

4 momento
• Aplicação e consolidação da atividade IV – Resolução de expressões com números desconhecidos.
• Aplicação e consolidação da atividade V – Cálculo de frações.
• Aplicação e consolidação da atividade VI – Dominó de frações.

5 momento
• Aplicação e consolidação da atividade VII – Cálculo de área e perímetro.
• Aplicação e consolidação da atividade VIII – Dominó de operações.
• Aplicação e consolidação da atividade IX – Juntando dinheiro.

6 momento
• Aplicação e consolidação da atividade X – Resolvendo problemas com balanças.
• Aplicação e consolidação da atividade XI – Resolução de situações com relógios.
• Aplicação e consolidação da atividade XII – Desafios com palitos.

PROJETO 3_Acervo da es_opt

Para cada etapa, o professor entregava a todas as equipes a mesma atividade e solicitava que a realizassem em menor tempo, embora quem a entregasse depois não sofresse com a perda de pontos, o importante era realizá-la.

6 – Avaliação

A avaliação é continuada, uma vez que o projeto ainda não terminou. A cada atividade realizada, o professor observa o engajamento de todos do grupo e se cada um compreendeu as tarefas a serem realizadas.

7 – Conclusão

Com este projeto, foi possível aprender a trabalhar de forma mais lúdica com a Matemática e a realizar mais atividades em grupos, uma vez que se o aluno não aprendeu um determinado conteúdo com o professor, outro colega o ajudará de uma forma mais rápida. Os pontos positivos e que podem ser intensificados para melhorá-los ainda mais foram a participação da turma e o engajamento nas realizações das atividades propostas, pois, a cada dia que não estava marcado no cronograma para se realizar uma atividade do projeto, a turma se empolgava e questionava por que naquele dia não teriam as atividades de Matemática. Os alunos, portanto, aprenderam a gostar ainda mais da disciplina.

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