Edição 32

Ambiente-se

Natureza preservada Sociedade organizada

Projeto elaborado em maio de 2006 pela equipe do Educandário Nossa Senhora da Conceição (Olinda) para a Semana do Meio Ambiente.

Justificativa

No ambiente urbano das cidades, a escola, além de outros meios de comunicação, é responsável pela educação do indivíduo e, conseqüentemente, da sociedade. Uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos.

O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais.

Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo a destruição dos hábitats dos animais, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.

Dentro desse contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover o bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e enfatizar a importância da causa da preservação do meio ambiente.

Muitas medidas fundamentais à preservação ambiental podem ser implementadas dentro de casa, do escritório, da escola e nos mais diversos ambientes cotidianos de nosso dia-a-dia. A reciclagem, a reutilização e a otimização de materiais, de energia e de água ajudam em muito a preservar o meio ambiente e a evitar até mesmo desperdícios financeiros desnecessários. Muitos hábitos responsáveis podem ser repassados em aulas de educação ambiental, na medida em que os alunos aprendem que nunca deixam de estar inseridos no meio ambiente.

A educação ambiental visa também desenvolver, ou ao menos despertar, a conscientização da sociedade sobre a presente situação do meio ambiente e sobre o que deverá acontecer se continuarmos seguindo neste ritmo desenfreado de desenvolvimento insustentável.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo geral promover a reflexão e a conscientização sobre a interação da comunidade com o meio ambiente. A reflexão dessa relação tem por finalidade demonstrar a responsabilidade humana quanto ao bem-estar comum e quanto à seleção adequada do lixo ou de materiais reciclados para reverter alguns problemas ambientais e sociais existentes na comunidade.

Objetivos Específicos

Desenvolver na comunidade atitudes de respeito e despertar a consciência para as implantações da ação dos seres humanos sobre o ambiente.
Informar a comunidade quanto ao tipo de coleta do lixo produzido nas residências e incentivar sua participação nessa atividade.
Esclarecer que todo lixo deve ser coletado corretamente (seletivamente).
Conscientizar a comunidade quanto à preservação do meio ambiente.

ambiente-se

Passos do Trabalho

Durante a Semana do Meio Ambiente (de 05 a 09 de junho), o Educandário Nossa Senhora da Conceição fez um convite aberto à comunidade, através de um carro de som, para a realização de uma palestra sobre a conscientização da preservação do meio ambiente em nossa comunidade.

Para ministrar a palestra, foi convidado um profissional capacitado, que passou informações e esclareceu dúvidas quanto à seletividade do lixo e de materiais reciclados.

Como próximo passo, foi realizada uma caminhada, com os alunos e os educadores, em que os estudantes fizeram a distribuição de sacos de lixo, recolheram materiais reciclados, orientaram a comunidade sobre a coleta seletiva e, ainda, comunicaram que a escola estaria de portas abertas para receber, em seus depósitos de coleta seletiva, doações de materiais reciclados durante toda a Semana do Meio Ambiente. Durante o percurso da caminhada, tivemos um carro de som auxiliando-nos quanto à conscientização da preservação do meio ambiente e à solicitação de materiais recicláveis.

Todo o material recolhido durante a Semana será vendido para usinas de reciclagem, e o dinheiro, revertido a uma instituição na nossa comunidade, com o propósito de atender à sua necessidade primordial.

Foi escolhido um grupo de pais e mestres do Educandário para levar o dinheiro conseguido à instituição.

A continuação deste projeto dependerá da cooperação da comunidade.

Recursos Necessários Para a Realização do Projeto

– Palestrante capacitado.
– Equipamento de som com microfone para a palestra.
– Carro de som com microfone durante dois dias.
– Quatro tonéis (depósitos) para coleta seletiva.
– Sacos de lixo.
– Materiais informativos.

Conclusão

Ao término deste trabalho, esperamos ter conscientizado a comunidade quanto à importância e preservação do meio ambiente, bem como contribuir, de uma forma solidária, repassando os recursos recolhidos para auxiliar na comunidade, como escrito anteriormente.

Cristiane Dayse Silva do Nascimento
Diretora Mantenedora

cubos