Edição 14

Espaço pedagógico

O jogo das 7 decisões

Esta brincadeira séria mostra as principais escolhas que é preciso fazer para se construir um Plano de Desenvolvimento da Escola. Imagine que você é o diretor e precisa planejar os rumos da escola para o próximo ano letivo. O que você faria? Escolha, para cada etapa abaixo, a decisão que você acha correta.

Decisão l: Levantamento da Situação

a) Apresento, à equipe, os resultados das avaliações dos alunos, por série e por área, destacando as séries e áreas nas quais o aproveitamento é pior. Convido os professores a listarem o que se pode fazer, na escola, para melhorar a situação. Professores e funcionários fazem uma relação de todos os equipamentos e materiais didáticos disponíveis e também daquilo que está faltando. Verificamos, juntos, o estado físico do prédio e dos equipamentos, vendo o que precisa ser consertado ou substituído. Sugiro aos professores que ouçam pais e alunos sobre o que pode ser melhorado no próximo ano e como isso deve ser feito.

b) Convoco a equipe e faço uma lista de tudo o que está dando errado na escola, deixando que leiam nas entrelinhas que eles são os culpados…

Decisão 2: Desenhando o futuro desejado

a) Distribuo uma cópia do artigo da Lei de Diretrizes e Bases, que fala dos princípios e das finalidades da educação brasileira e digo ao pessoal que é essa a cartilha que vamos seguir.

b) Depois de ouvir pais, alunos e funcionários, eu e os professores redigimos a Declaração de Missão da Escola, que conterá a síntese de tudo o que acreditamos ser necessário e daquilo que decidimos fazer para alcançar um ensino melhor.

Decisão 3: O que e como ensinar

a) Reúno os professores da escola para propor a leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Peço que, com base neles, discutamos, ao longo do ano, conteúdos, objetivos, orientações didáticas, critérios de avaliação e materiais que constam dos documentos. Numa segunda rodada, sugiro que discutam e tomem decisões sobre qual será a distribuição dos conteúdos nos ciclos propostos por esses parâmetros.

b) Peço aos professores que copiem a lista de conteúdos constantes da programação para a sua série e área e procurem seguir tudo direitinho.

Decisão 4: Como avaliar e como usar os resultados das avaliações

a) Digo aos professores que decidam quando vão fazer as provas bimestrais e que, por favor, não atrasem a entrega das notas.

b) Recomendo que os professores discutam e decidam as formas de usar os resultados das avaliações para ajudar os alunos a superarem suas dificuldades no decorrer do ano.

Decisão 5: Como promover a capacitação continuada em serviço

a) Sugiro aos professores definirem um horário semanal ou quinzenal para que possam se encontrar, trocar experiências e tentar resolver as dificuldades que sentem ao ensinar.

b) Nem levanto o assunto, porque os professores já sabem o que têm de fazer e, além disso, odeiam reuniões.

Decisão 6: Como aumentar a participação dos pais

a) Convido representantes de pais de todas as classes a se reunirem com os professores e auxiliarem a definir a Missão da Escola (veja texto da página 5).

b) Solicito aos professores que insistam para que os pais paguem uma taxa de colaboração voluntária para ajudar a escola e comprem as rifas da festa junina.

Decisão 7: Como registrar no papel as decisões tomadas (plano de desenvolvimento da escola) e como divulgá-las

a) Tiro cópias de um Plano de Desenvolvimento anterior da escola e distribuo para os professores que perderam o seu.

b) Reúno uma equipe que vai colocar no papel a síntese das decisões tomadas, deixando claro o que vai ser feito na escola, como, quando, com quais recursos e quais os resultados esperados de cada ação. Faço cópias desse material e as distribuo aos professores e funcionários. Preparo ainda uma versão resumida, de uma página, para os pais, os alunos e a comunidade.

Gabarito:

Veja se você tomou as decisões certas para tornar sua escola um lugar de crescimento e aprendizagem para todos.
1 – a; 2 – b; 3 – a; 4 – b; 5 – a; 6 – a; 7 – b

Lembre-se:
O Plano de Desenvolvimento da Escola é o mapa que vai conduzi-lo ao futuro que todos sonham para a escola. Ele deve estar sempre à mão e ser consultado para que a equipe não se perca no caminho.

CHAMADA À AÇÃO. Construindo o sucesso da escola no Nordeste. nº 2. p. 6 e 7.

cubos