Edição 94

Projeto Didático

Paixão de Ler

Colégio Elo – Recife/PE

ilustra-criancao-livr_opt

O hábito de ler é fundamental para a formação do aluno. A leitura de histórias faz parte da nossa cultura, pois aprendemos desde cedo a contá-las e ouvi-las. É importantíssima para ampliar conhecimentos e capacidades criativas, além de desenvolver o potencial crítico-reflexivo para questionar, duvidar, expor opiniões com segurança, interpretar o mundo. Através da leitura, as pessoas sonham fatos e voam por mundos diferentes, enriquecendo a imaginação e o crescimento intelectual.

Lamentável que parte dos brasileiros não tem acesso à prática da leitura. O Brasil é um país de poucos leitores, pois, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e pelo Instituto Pró-Livro, 45% dos brasileiros não leem nenhum livro, pois não têm interesse ou têm dificuldade para ler.

O Colégio Elo trabalha há 40 anos no Recife e nasceu do desejo de promover uma educação de qualidade e excelência, formar cidadãos construtores de um mundo novo e melhor, homens transformadores com autonomia, domínio de saberes, capacidade interpessoal, valores amplos.

Sendo assim, os alunos recebem uma educação preparada para o futuro, por isso o colégio considera importante proporcionar às crianças a familiaridade com a leitura e livros de diferentes histórias e textos. E nessa prática a escola e os professores são os principais agentes para construir o hábito de ouvir, ler, contar e sentir prazer nas situações que envolvem essas leituras.

“O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler”, já disse o escritor Ziraldo. Pensando nessa temática, o Colégio Elo implantou um projeto de leitura envolvendo as crianças chamado Paixão de Ler, que abrange os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Justificativa

O ato de ler é uma necessidade diária que proporciona ao aluno voltar-se para o conhecimento.

Ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.
Abramovich

Para formar cidadãos leitores, participativos no meio em que vivem, é necessário inserir no cotidiano dos alunos, desde cedo, a leitura de histórias e contos, envolver a criança no mágico mundo da leitura, que certamente despertará a imaginação, a criatividade, os sonhos e as fantasias, componentes necessários para o desenvolvimento e a formação do homem de amanhã.

Como o próprio nome diz, no projeto Paixão de Ler os alunos despertam para o prazer e a paixão pela leitura. Com esse projeto, as crianças aprendem também os cuidados que devem ter com os livros, criando uma relação pessoal com eles e construindo uma autonomia como leitor.

O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler
Ziraldo

Desenvolvimento

O projeto Paixão de Ler foi implantado com o propósito de estimular a leitura e a escrita, pois sabemos que as atividades de leitura são fundamentais para dar origem a uma relação pessoal com os livros, manuseando as obras, encantando-se com as ilustrações e, consequentemente, começando a descobrir o mundo das histórias.

Partindo desse propósito, o projeto é efetivado da seguinte forma:

No início do ano letivo, o aluno se inscreve no projeto com 4 livros de histórias infantis. Detalhe: não se especificam os títulos, mas deixa-se que o aluno os escolham, uma vez que o intuito é ter uma variedade deles.

Portanto, numa sala com 25 alunos, haverá 100 livros com títulos diferentes. Diariamente, acontece o Momento Paixão de Ler por aproximadamente 20 minutos. Nesse tempo, o aluno lê um livro da sua escolha por dias até terminá-lo. Após concluir a leitura, faz interpretações, tira conclusões e registra no Portfólio, material construído pela própria escola contendo uma atividade solicitada, diferenciada, para cada livro lido; também registra o título do livro, autor, ilustrador. No próximo dia, escolhe outro livro e assim por diante. No final de semana, leva um livro para ler em casa, compartilhando com a família. Ao final do ano letivo, praticamente os alunos leem todos ou grande parte dos livros.

Na conclusão do projeto, há uma encenação apresentada pelos alunos, em um teatro da cidade, com o livro escolhido como o preferido da turma e adaptado pela professora responsável pela sala.

Passos do projeto:

• Elaboração de plano de ação contendo horário e atividades a serem realizadas pelos alunos.
• Elaboração do Portfólio.
• Inscrição no projeto.
• Apresentação do projeto aos alunos.
• Apresentação do Portfólio.
• Leitura das histórias, desafiando o aluno a pensar sobre o que leu.
• Interpretação das diferentes histórias.
• Dramatização do livro.

Objetivo geral

Despertar no aluno o hábito da leitura e escrita, formando leitores e escritores capazes de elaborar o pensamento crítico em relação às histórias.

Objetivos específicos:

Estimular o gosto pela leitura.
Sentir prazer nos momentos da leitura.
Trabalhar a interpretação das histórias lidas.
Propiciar a emancipação do saber e da criatividade.
Responder as atividades sobre o livro de modo eficiente e produtivo.
Incentivar o aluno a utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa.
Ampliar o vocabulário.
Permitir a construção de um ponto de vista com visão de mundo.
Reconhecer a importância da leitura na vida das pessoas.
Expor ideias com clareza de pensamento.
Demonstrar interesse e entusiasmo pelas leituras.

Avaliação

A avaliação é contínua. Do primeiro ao último livro lido, tudo é registrado no Portfólio. A professora observa as novas habilidades e competências adquiridas pelo aluno e pela turma em geral: se foram capazes de ler, entender, produzir novos textos, narrar fatos, etc.

Conclusão

Na era digital e da globalização, em que a tecnologia absorve as crianças com uma variedade de estímulos e informações nos computadores, tablets e celulares, este projeto comprova que é possível atrair as crianças para o gosto de ler livros infantis, tornando a leitura uma verdadeira Paixão de Ler, e ainda são verificados os seguintes resultados:

Emancipação do saber.
Aumento de concentração na leitura.
Ampliação do repertório literário.
Socialização através do compartilhamento de conhecimentos.
Envolvimento da turma.
Engajamento na realização das atividades do Portfólio.
Empolgação no Momento Paixão de Ler.

Isso demonstra que os objetivos do projeto Paixão de Ler foram alcançados de forma satisfatória e impulsiona cada vez mais toda a equipe a acreditar na Educação como fonte transformadora de um futuro melhor.

projeto   projeto_2

cubos