Edição 129

Prazer de ler

Prazer de ler

Apresentamos, nesta edição, a autora Luciana Moura, publicada pela editora Prazer de Ler.

O universo mágico da literatura despertou em mim ainda na infância. Naquele tempo, mercadores (comerciantes ambulantes) vendiam, de porta a porta, produtos variados. Em um certo dia ensolarado, foi ofertada uma coleção de contos de fadas, dando início ao desabrochar da leitura na minha primeira infância.

Segui escrevendo na escola, sempre incentivada por meus professores. Minhas redações eram bastante elogiadas, e produzi meu primeiro livro com capa de papelão e folhas recicladas, em meio a verso e prosa. Então, dei-o de presente para a minha mãe, Maria Lúcia Dutra de Moura. Também escutava muitas histórias à luz da Lua e viajava nas asas do encantamento. Assim, trilhei por caminhos literários, da infância à vida adulta, com o brilho no olhar e o coração terno pela força da palavra que transborda em meu ser.

Sou natural do Recife/PE, pedagoga, pós-graduada em Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, docente da rede pública de ensino, pesquisadora em Cultura Popular, contadora de histórias e brinquedista. Tenho participação em antologias de contos e poesias e também articulo coletivos de escrita.

Pela Prazer de Ler, tive a imensa honra de ter minha primeira obra infantil publicada. Um sonho que se tornou realidade, pois acredito no poder dos livros como um direito humano que inicia na infância e segue por toda a vida.
Tenho a leitura e a narração de histórias como alicerce para prosseguir a jornada diária e apresento, no perfil de Instagram @biblioencantos, ações pelo território da infância através de atividades em bibliotecas, salas de leitura e de aula, entre outros lugares onde habita o imaginário através da leitura. Tenho o livro como objeto de estudo, conhecimento, brinquedo e amor.

O baobá que veio de lá

O baobá que veio de lá, da editora Prazer de Ler, apresenta a ancestralidade de uma avó que conta histórias para a sua neta, Lulu. De mudança para uma nova cidade, Lulu avista um lindo baobá e muitas aventuras de encantar.

A obra desperta o imaginário, o sonho e a fantasia, sendo escrita por Luciana Moura e ilustrada por Hugo Resende.

A árvore, nativa do continente africano, com seu tronco colossal envolvendo mitos e lendas, estabeleceu-se no território brasileiro, em especial no Recife/PE, que é titulado capital brasileira do baobá, e faz parte da paisagem da cidade e da Região Metropolitana.
O enredo do livro aborda a preservação ambiental e a construção da identidade cultural para a infância, valorizando a importância histórica e simbólica que possui. Tal feito é validado pela Lei nº 10.639/03, que dispõe sobre a construção da identidade e a valorização do ensino da cultura afro-brasileira e africana na escola, propiciando a formação de cidadãos crítico-reflexivos e protagonistas de suas vivências.

cubos