Edição 07

Espaço pedagógico

Procedimentos de um Educador para a Paz

procede sempre com paciência;

dialoga sobre a base do respeito mútuo e da compreensão;

sustenta um juízo crítico e aceita críticas;

possibilita a expressão espontânea de seus alunos;

sabe trabalhar em equipe e promove o trabalho em equipe em sala de aula;

nunca põe seus alunos em situação de competição;

quer bem aos seus alunos e assim o demonstra;

não faz diferença entre seus alunos;

à todos trata com o mesmo carinho, é justo;

tem um marco interior de referência;

relaciona-se com seus alunos e seus colegas com serenidade, porque está em paz consigo mesmo;

é solidário com seus alunos e colegas;

contribui para que seus alunos não desperdicem os recursos matérias com que contam. Analisa com seus alunos esse fato;

acolhe com amor os alunos que têm menos possibilidades;

fica bravo, porém não se irrita ( sabe medir sua agressividade);

não recorre ao castigo, mas sim à razão;

demonstra doçura e firmeza;

favorece a participação do aluno na aprendizagem;

mostra-se carinhoso,amigável e compreensível;

não é egoísta nem distante;

tem autoridade mas não é autoritário;

é sensível às tendências e necessidades dos pequenos grupos;

mostra uma atitude aberta de colaboração e diálogo com todo e professorado;

cria um clima de convivência considerando todos os seus alunos como pessoas únicas, cuidando para que eles se respeitem do mesmo modo entre si;

desperta e estimula a busca da verdade onde ela esteja;

educa para a participação e convivência, para o respeito a outros pontos de vista e opiniões;

educa para a justiça social;

ensina a analisar, julgar e solucionar situações de conflito;

está atento para captar as manifestações da cultura popular e incentiva aquelas que sejam mais ricas e libertadoras;

tem a humildade de assumir os erros e conduz os alunos a terem o mesmo procedimento;

toma cuidado com as situações de deboche.

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