Edição 07
Espaço pedagógico
Procedimentos de um Educador para a Paz
procede sempre com paciência;
dialoga sobre a base do respeito mútuo e da compreensão;
sustenta um juízo crítico e aceita críticas;
possibilita a expressão espontânea de seus alunos;
sabe trabalhar em equipe e promove o trabalho em equipe em sala de aula;
nunca põe seus alunos em situação de competição;
quer bem aos seus alunos e assim o demonstra;
não faz diferença entre seus alunos;
à todos trata com o mesmo carinho, é justo;
tem um marco interior de referência;
relaciona-se com seus alunos e seus colegas com serenidade, porque está em paz consigo mesmo;
é solidário com seus alunos e colegas;
contribui para que seus alunos não desperdicem os recursos matérias com que contam. Analisa com seus alunos esse fato;
acolhe com amor os alunos que têm menos possibilidades;
fica bravo, porém não se irrita ( sabe medir sua agressividade);
não recorre ao castigo, mas sim à razão;
demonstra doçura e firmeza;
favorece a participação do aluno na aprendizagem;
mostra-se carinhoso,amigável e compreensível;
não é egoísta nem distante;
tem autoridade mas não é autoritário;
é sensível às tendências e necessidades dos pequenos grupos;
mostra uma atitude aberta de colaboração e diálogo com todo e professorado;
cria um clima de convivência considerando todos os seus alunos como pessoas únicas, cuidando para que eles se respeitem do mesmo modo entre si;
desperta e estimula a busca da verdade onde ela esteja;
educa para a participação e convivência, para o respeito a outros pontos de vista e opiniões;
educa para a justiça social;
ensina a analisar, julgar e solucionar situações de conflito;
está atento para captar as manifestações da cultura popular e incentiva aquelas que sejam mais ricas e libertadoras;
tem a humildade de assumir os erros e conduz os alunos a terem o mesmo procedimento;
toma cuidado com as situações de deboche.