Edição 101
Projeto Didático
Projeto água, doce água
Equipe pedagógica:
Antônia Maria de Negreiros Araújo Oliveira (Gestora)
Lenilton Damião da Silva Junior (Coordenador Pedagógico)
Com o objetivo de promover ações de conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos, instigando a comunidade escolar a conhecer o ciclo da água e a refletir sobre a preservação desses recursos, o Educandário Merência de Negreiros Braga, de Itaquitinga-PE, desenvolveu o Projeto Água, Doce Água.
O referido projeto é de grande importância, porque desenvolve, especialmente nos alunos, a atividade crítico-reflexiva sobre o problema da escassez de água e o mau uso que fazemos desse recurso. Além disso, o projeto instiga a promover ações de conscientização sobre a preservação da água, seja nos espaços públicos, seja na própria casa deles, através de painel educativo, apresentação musical, declamação de cordel, apresentação de paródias ou, ainda, experimentos científicos e construção de maquete representando como é feito o tratamento da água.
Objetivo geral:
– Promover ações de conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos.
Objetivos específicos:
– Conhecer o ciclo da água.
– Refletir sobre a preservação dos recursos hídricos.
– Promover ações de conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos.
Metodologia:
Para desenvolver o Projeto Água, Doce Água, os professores inicialmente realizaram uma aula de campo no “Rio da Compesa” e no Bulandi (fonte de água limpa) da cidade de Itaquitinga-PE para verificar a qualidade da água que é coletada para uso da comunidade itaquitinguense (segue no apêndice o questionário que foi entregue aos alunos por ocasião da aula de campo). Em outro encontro, os professores realizaram rodas de conversa com os alunos para que eles conhecessem como funciona o ciclo da água, bem como para que eles refletissem sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Em um terceiro encontro, os alunos foram convidados a sugerir propostas de intervenção para a conscientização da comunidade sobre a preservação dos recursos hídricos. Na culminância do projeto, foram apresentados produtos culturais visando a importância da preservação, a saber: apresentação de painel educativo, apresentação musical, declamação de cordel, apresentação de paródias ou, ainda, experimentos científicos e construção de maquete do processo de tratamento da água.
Público-alvo:
Ensino Fundamental (anos iniciais) e Ensino Fundamental (anos finais).
Áreas de conhecimento envolvidas:
Todas as disciplinas do currículo escolar.
Período de duração:
Durante a semana que antecedeu o Dia Mundial da Água.
Avaliação:
Contínua, realizando-se na verificação da participação de todos durante o processo de desenvolvimento e encerramento das atividades programadas, bem como na observação da postura dos alunos antes, durante e depois da realização e aplicação das tarefas didáticas do Projeto Água, Doce Água.
Culminância:
Na culminância do Projeto Água, Doce Água, os alunos do 2o e do 3o ano do Ensino Fundamental apresentaram um painel educativo sobre o uso consciente da água. Os alunos do Jardim, do Maternal e do 1o ano fizeram uma apresentação musical sobre a importância da água. Já os alunos do 4o e do 5o ano declamaram um cordel sobre a ação antrópica e o uso incorreto dos recursos hídricos; os alunos do 6o ano apresentaram uma paródia sobre a água doce; e, por fim, os alunos do 7o ano exibiram uma maquete sobre as estações de tratamento da água, bem como apresentaram experimentos científicos sobre como a água é tratada.
Apêndice:
Questionário para aula de campo do Projeto Água, Doce Água.
1 – Qual é a qualidade da água?
2 – O ambiente está poluído ou não? De que forma?
3 – Que fatores colaboram para a preservação da qualidade da água?
4 – Existe fiscalização dos recursos hídricos disponíveis na nossa cidade?
5 – Na sua casa, você faz uso consciente dos recursos hídricos?
6 – O uso de agrotóxicos na cana-de-açúcar em regiões próximas a rios altera a qualidade da água? Por quê?
7 – Que ações o poder público pode executar para preservar os recursos hídricos na nossa cidade?
8 – A má qualidade da água interfere de que forma no ecossistema?