Edição 58

Matérias Especiais

Projeto Filhos da Terra

Lema: O indígena e suas raízes
“Entender o indígena, entender sua cultura e respeitá-lo implica despir-nos desta nossa civilização.”

Público-alvo: Do 2º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental

Duração: Um semestre

Culminância: 26 de novembro – Noite artístico-cultural

Cunho social: Campanha para doações de objetos diversos para a Casa de Acolhimento Maria Mãe de Deus (Casa do Câncer), interligando os dois projetos (Projeto Bem Viver e Projeto Filhos da Terra), cujo objetivo maior é proporcionar uma vida mais digna aos filhos da terra.

Corpo docente

Direção
Irmã Maria Cristina de Oliveira Freitas

Coordenação Pedagógica
Maria de Fátima Fróes

Professores

2º ano
Maria Angélica de Oliveira Melo
Maria Aparecida Fonseca
Alessandra Ferraz Penalva da Silva
Lucelle Rocha Alves Ferraz

3º ano
Neilca Santana Prates Pinheiro
Siméia da Silva Carvalho
Weruska Velame Dias Quadros Souto
Cláudia Viviane Cardoso Pacheco

4º ano
Marizaura Souza Dutra
Luciana de Souza Santana
Rita de Cássia Borges Maia
Maria da Conceição de Oliveira Barros

5º ano
Maria Neide Xavier Figueiredo
Gilvanete Machado Silva
Jeanne do Espírito Santo Silva
Luciana Silva Pinheiro da Cunha

Educação Física
Saulo das Neves Meira
Abdon Lopes da Gama Filho

Ensino Religioso
Dayse Duarte Dias
Edenísia Fraga de Souza Correia

Língua Inglesa
Erika de Oliveira Silveira
Simone de Andrade Mármore

Justificativa

Com a aprovação da Lei nº 11.465/08, tornou-se obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino nacional. Assim, os alunos poderão conhecer o processo de construção da nação brasileira, o passado e, consequentemente, o presente.

O Projeto Filhos da Terra tem por base e questão fundamental pensar a cidadania indígena brasileira e conhecer mais detalhadamente a sua cultura, a fim de que todos possam superar a própria noção limitada e etnocêntrica de cidadania, entendida como direitos e deveres comuns a indivíduos que partilham dos mesmos símbolos e valores nacionais.

As histórias e culturas dos povos indígenas devem ser tratadas em diferentes perspectivas, valorizando tanto aspectos do passado como os saberes tradicionais e a presença no cenário brasileiro da atualidade.

É papel da escola apresentar o passado indígena e a situação atual para garantir o direito de reconhecimento dessas populações como grupos distintos e possuidores de tradições que compõem o patrimônio da humanidade. E mais que isso: ao mostrar a verdadeira história e a real característica dos indígenas, a escola estará construindo uma sociedade mais atenta para a justiça, que respeita e conhece as práticas culturais, linguísticas, religiosas e sociais.

Objetivo geral

Pensar a cidadania indígena brasileira, informar para se conhecer mais detalhadamente a sua cultura e, sobretudo, incentivar os alunos a combaterem o preconceito e a intolerância contra esse grupo étnico, cuja imagem está sempre atrelada à vida selvagem e primitiva, à preguiça e à vida bucólica.

Objetivos conceituais

Analisar a história dos povos indígenas segundo diferentes pontos de vista.
Trabalhar com coordenadas geográficas.
Identificar grupos indígenas que habitavam o Brasil.
Observar os diferentes tipos de vegetação e clima existentes no Brasil.
Conhecer as diversas armas indígenas e identificar suas possíveis utilizações.
Discutir as diferentes visões existentes sobre os indígenas.
Reconhecer as diferentes estruturas das aldeias.
Conhecer a cultura indígena em seus diversos aspectos: medicina natural, arte, costumes…
Analisar a importância da mandioca na alimentação indígena.
Perceber a diversidade de povos indígenas e os seus idiomas.
Analisar os troncos linguísticos.
Conhecer alguns mitos indígenas.
Observar algumas características de diferentes tribos, como os baníua, os guajajara, os caingangue, os caiapó, os macuxi, os sateré-maué, os terena, os ticuna, os xavante, os ianomâmi e os guarani.

Objetivos procedimentais

Conhecer a origem do nome índio.
Identificar as expedições marítimas.
Localizar dados no mapa do Brasil.
Construir uma aldeia típica do Planalto Central.
Fazer a receita de beiju.
Construir um mapa temático com os diferentes povos encontrados no Brasil e as suas respectivas línguas.
Ilustrar, desenhar e encenar mitos indígenas.
Confeccionar objetos indígenas.
Observar e realizar pinturas indígenas.
Demonstrar a utilidade e os benefícios das plantas medicinais já usadas pelos indígenas na antiguidade.

Objetivos atitudinais

Respeitar as diferentes culturas ao aprender a escutar, dialogar e argumentar.
Interessar-se pela história indígena e respeitar esses povos.
Sensibilizar-se para as dificuldades enfrentadas pelos poucos indígenas existentes no País.
Trocar ideias e respeitar a percepção do outro.
Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos.

Procedimentos metodológicos

Pesquisas sobre as manifestações culturais e indígenas de cada região.
Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais de diferentes tribos.
Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
Montagem de murais.
Confecção de maquetes e cartazes.
Produções textuais como recontos.
Músicas indígenas relacionadas a cada tribo e situação.
Dramatizações de lendas.
Apresentações de danças indígenas de acordo com seus simbolismos.
Trabalhos de arte.
Atividades escritas e fotocopiadas em cadernos, livros e atividades orais.
Desenhos.
Brincadeiras e jogos indígenas.
Divulgação de receitas.
Confecção de panfletos informativos sobre o uso das plantas na medicina caseira.
Exposição de trabalhos no dia a dia e na culminância.
Trabalhos artesanais com argila.
Apresentação de costumes familiares indígenas.

Avaliação

Os alunos serão avaliados quantitativa e qualitativamente sob diversos aspectos, como:

Em produções escritas.
Na confecção de álbuns, murais e cartazes.
Nas pesquisas realizadas.
Nas apresentações.
No cumprimento das atividades solicitadas.
No interesse, na participação e na responsabilidade com os trabalhos.
Em autoavaliações.
Em trabalhos manuais com argila.
Nos aspectos criativos no decorrer de todo o trabalho.
Em atividades avaliativas escritas.

Considerações finais

O Ensino Fundamental permite que as áreas se incorporem umas às outras e que o aluno possa ser o principal agente das relações entre as diversas disciplinas se nós, educadores, estivermos abertos para as relações que ele faz por si. Os projetos devem buscar nexos na seleção de conteúdos mais reais, enquanto as relações entre os distintos conhecimentos são realizadas pelo aluno. Cabe à escola dar-lhe essa oportunidade.

O Projeto Filhos da Terra tem como objetivo e meta principais proporcionar e contribuir para a relação interdisciplinar, envolvendo ações de conhecimentos interligados e permitindo o trabalho com os conteúdos necessários a serem abordados em cada grau de escolaridade.

Assim, esperamos contribuir, de forma relevante, para que profundas e imprescindíveis transformações, há muito desejadas, sejam feitas no nosso panorama educacional e posicionem o professor como o principal agente nessa grande batalha que é o processo de formação do povo brasileiro.

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