Edição 106

Projeto Didático

Projeto Jogos Matemáticos da Educação Infantil

Colibri Centro Educacional

Tema: A importância dos jogos matemáticos na Educação Infantil
Execução: Professora Gyhanny de Oliveira
Público-alvo: Educação Infantil
Duração: 1 mês

Resumo

O eixo principal deste projeto fundamenta-se em discutir e destacar a importância do ensino da Matemática através do lúdico na Educação Infantil. A Matemática é fundamental na nossa vida e, se não trabalhada desde cedo de forma divertida, pode ser a causa de grande parte de repetências no futuro. As brincadeiras para o aprendizado da Matemática devem ser dirigidas e ter finalidades, desenvolvendo, assim, capacidades importantes como a memorização, a imaginação, a noção de espaço, a percepção e a atenção.
Objetivo geral

• Demonstrar a importância da inserção do lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras) na construção do processo de aprendizagem na Educação Infantil, como um modelo prático de vivência e de uma pedagogia escolar transformadora.

Objetivos específicos

• Identificar cores, formas geométricas e números, além de nomear cores, formas geométricas, quantidades e tamanhos, através de atividades lúdicas.

• Ajudar nosso aluno para que desenvolva a atenção, a memorização e as percepções visuais, auditivas e táteis.

• Utilizar diversos materiais recicláveis para ampliar suas possibilidades de expressão.

• Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, etc.

• Incentivar a participação dos familiares no projeto.

• Utilizar a linguagem oral para expressar opiniões e ideias, interagindo com o grupo.

• Oferecer inúmeras dinâmicas que possibilitem brincar de forma criativa e prazerosa.

• Valorizar o jogo, a brincadeira e o brinquedo como metodologia inovadora para melhor aproveitamento das crianças em atividades de animação e integração, promovendo a construção do processo de aprendizagem na Educação Infantil.

• Manipular diferentes objetos e materiais.

• Observar imagens e cores diversas a fim de identificá-las e interpretá-las.

• Identificar as formas geométricas e suas cores.

• Criar trabalhos de arte.

• Elaborar perguntas e respostas coerentes com o contexto.

• Despertar a curiosidade para aprender e se apropriar das regras que envolvem os jogos.

• Participar de brincadeiras musicais.

• Utilizar a contagem oral.

• Familiarizar-se com a escrita, desenvolvendo o traçado de letras e numerais.

• Brincar com os números nos diversos contextos em que se encontram para, assim, reconhecê-los e quantificá-los.

Conteúdo

Cores primárias e secundárias, formas geométricas, atividades orais e escritas, números, quantidades, músicas e danças, adição, subtração, multiplicação, divisão, memorização, brincadeiras, móbiles das cores, materiais recicláveis (sucatas), painéis para jogos matemáticos, exposição de trabalhos realizados em sala.

Materiais utilizados

TNT, dados, tinta guache, placas de celulose, botões, sucata (garrafas PET de diferentes cores e tamanhos, tampinhas, copos descartáveis, crivos de ovo, bolinhas de gude), tesoura com ponta arredondada, colas branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, glitter, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, pincel, EVA, rolinhos de papel higiênico, copos de papel, etc.

Culminância

Exposição dos trabalhos em sala de aula, participação dos alunos e de seus familiares, degustação de chá com biscoitos.

Metodologia

De maneira bastante lúdica, através dos jogos matemáticos, músicas e brincadeiras, vamos trabalhar para a construção do aprendizado da criança e procurar desenvolver sua capacidade de pensar com os materiais presentes durante a execução do projeto, desenvolvendo situações e envolvendo a Matemática no dia a dia, propiciando o conhecimento dos números, das cores, das formas geométricas, bem como noções de espaço e formas.

Os professores da Educação Infantil estão sempre estimulando seus alunos, propiciando, assim, a autoconfiança das crianças ao se depararem com problemas e desafios, usando a criatividade e explorando e ampliando o conhecimento delas.

Público-alvo

Educação Infantil: Maternal I, Maternal II, Jardim I e Jardim II.

Período de duração

O projeto é realizado num período de 1 mês, e, a cada dia, será executada uma quantidade de atividades diferentes, previamente definidas e organizadas de acordo com a faixa etária dos alunos. O encerramento do projeto é feito com a exposição dos trabalhos realizados e a participação dos alunos e dos familiares.

Avaliação

A avaliação acontece individualmente e em grupo, levando em conta o interesse, a participação, a atenção, a concentração e o envolvimento de cada criança com o projeto, registrando suas descobertas, relações e manifestações, além de dificuldades e expressões relacionadas ao seu desenvolvimento: contagem oral, associação de cores e formas geométricas e associação de número e quantidade.

Considerações finais

Este projeto buscou mostrar ao leitor que o aprendizado na Educação Infantil torna-se essencial. É nessa fase que as crianças desenvolverão conceitos importantes que utilizarão ao longo da vida. A Matemática é uma ciência que nos acompanha desde cedo. Ainda pequenos, aprendemos a contar a nossa idade e a dos familiares, a memorizar regras de jogos, entre outras coisas. O lúdico exerce um papel fundamental e merece a atenção dos professores que trabalham com Educação Infantil. Através das brincadeiras, a criança descobre muito dos outros e de si mesma, desenvolvendo sua socialização, memorização, imaginação, noção de tempo/espaço, criatividade e raciocínio lógico, além de aspectos afetivos e emocionais. Com as brincadeiras, a criança compreende melhor sua realidade e a explora, dando-lhe significados. O professor deve estar consciente de que os jogos e as brincadeiras utilizados devem ser bem elaborados e dirigidos com finalidades pedagógicas. O RCNEI defende a ideia de que o aprendizado da Matemática ajuda na formação de seres independentes e com facilidade para se expressar, sendo capazes de solucionar seus problemas e obstáculos. Deixa claro também que ensinar Matemática por meio da memorização e repetição é um erro, pois os alunos não entendem a lógica e apenas decoram. A melhor opção é trabalhar com seriação e classificação que desenvolvam as capacidades de ordenar, classificar e comparar, aprimorando o raciocínio lógico.

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