Edição 114

Projeto Didático

Projeto Sarau Literário da Escola Mundo Mágico – Recife/PE

O Projeto Sarau Literário da Escola Mundo Mágico tem como objetivo contribuir para que os alunos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional.

O livro infantil leva os alunos a refletirem e a conhecerem um novo mundo, e a poesia é uma forma de expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical comum na Grécia Antiga.

Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver melhor o processo ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser aluno passivo e passa a ser protagonista, autor de sua aprendizagem, além de levantar hipóteses e ampliar sua criticidade.projeto-didatico

Justificativa

Pretende-se por meio deste projeto não só envolver a comunidade escolar em uma atividade de leitura, mas divulgar várias possibilidades para despertar o gosto por essa atividade. Para tanto, existem diversas teorias que tratam do assunto e que, apesar das dificuldades, promovem vários meios estratégicos para levar o aluno a adquirir o gosto e o hábito de ler.

Na culminância do projeto, bem como no desenvolvimento, os alunos, com seus professores, executaram atividades com leitura, música, dança, poesia e peças teatrais.

Público-alvo

Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Objetivo Geral

Compreender a linguagem como forma de expressão e comunicação, ampliando o repertório linguístico e literário para oportunizar o uso da linguagem em diversas situações, valorizando e aperfeiçoando a oralidade para despertar no aluno o gosto pela leitura e pela escrita.

Objetivos Específicos

• Despertar o prazer por recitar poesias, contar histórias e apresentar peças teatrais com os temas trabalhados em sala de aula e na leitura.

• Envolver a comunidade externa na execução e apresentação de músicas. • Despertar autonomia.

• Desenvolver interdisciplinaridade.

• Envolver toda a comunidade escolar.

Fundamentação Teórica

As propostas educacionais devem compreender a atividade teatral como uma combinação de atividades para o desenvolvimento global do indivíduo, um processo de socialização consciente e crítico, um exercício de convivência democrática, uma atividade artística com preocupação de organização estética e uma experiência que faz parte das culturas humanas. A escola deve viabilizar o acesso do aluno à literatura especializada, aos vídeos, às atividades de teatro de sua comunidade. Saber ver, apreciar, comentar e fazer juízo crítico deve ser igualmente fomentado na experiência escolar (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997: p. 57).

De acordo com Caldeira (2003: p. 47), a biblioteca escolar visa “[...] proporcionar aos alunos oportunidades de leitura intensa e autônoma, além de incentivar a busca de informação para responder a questionamentos e solucionar problemas [...]”.

Acredita-se que a leitura seja o mais importante elemento do imaginário. Ler significa refletir, pensar, estar a favor ou contra, comentar, trocar opiniões, posicionar-se, enfim, exercer desde cedo a cidadania. Dessa forma, percebe-se o papel da leitura na formação escolar.

Partindo desse princípio e com o apoio da Coordenação Pedagógica, juntamente com a Biblioteca Escolar, no desenvolvimento de suas atividades e ensino, através das áreas interdisciplinares propostas pela Escola Mundo Mágico, desenvolveu-se, no ano de 2019, o Projeto Sarau Literário da Escola Mundo Mágico, envolvendo os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos seus anos iniciais.

Esse projeto educacional vem ao encontro da dimensão filosófica da proposta pedagógica da Escola Mundo Mágico.

• Princípios pedagógicos fundamentais para a ação educacional que proporcionem ao educando “o aprender a aprender; o aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser”.

• Princípios estéticos que estimulem a criatividade, a curiosidade, a emoção e as diversas manifestações artísticas e culturais.

Metodologia

O desenvolvimento deste projeto surgiu da preocupação em fazer nossos estudantes conhecerem os vários gêneros literários. Para a realização do Sarau Literário, foram utilizadas metodologias diversificadas, como aula dialogada, pesquisa, produção de poesia, textos diversos, paródia, dramatização, leitura de vários gêneros textuais, leitura dinamizada, apresentação musical e a pesquisa da biografia dos teóricos estudados no Sarau. Nossa proposta de trabalho buscou a interação dos estudantes com vários gêneros literários, além de fazer com que eles fossem multiplicadores de informações.

Atividades

Verificação dos conhecimentos prévios: iniciamos nosso projeto realizando uma roda de conversa sobre a nossa língua materna e fizemos um levantamento prévio em relação aos conhecimentos dos estudantes sobre o tema abordado.

Como a língua portuguesa se apresenta para os estudantes: todos tinham uma ideia de que a língua era algo muito complicado e de difícil compreensão.

Culminância

O projeto foi apresentado no 1O Sarau Literário da Escola Mundo Mágico. Na oportunidade, foi exposto, para toda a comunidade escolar e para os demais visitantes, o projeto desenvolvido pela escola.

As apresentações foram realizadas através de pesquisas relacionadas com a língua portuguesa e os gêneros literários, para que os estudantes conhecessem mais profundamente as riquezas do nosso idioma.

Considerações Finais

É gratificante para a comunidade escolar da Escola Mundo Mágico vivenciar um projeto como este e saber que o trabalho aqui desenvolvido propicia a interdisciplinaridade e resgata valores e princípios, resultando em belas reflexões e mudanças de atitudes.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126 p.

CALDEIRA, Paulo da Terra. O espaço físico da biblioteca. In: CAMPELLO, Bernadete Santos. A biblioteca escolar: tema para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 47-50.

FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca escolar: atividade interdisciplinar. Belo Horizonte: Lê, 1994.

Coordenadora do Projeto: Fabiula Araújo

Gestora: Joseane Campos

Contato: educandariozoe@gmail.com

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