Edição 58

Matérias Especiais

Projeto Tabuada Musical

Escola Pica Pau – Alagoinhas
Doralice Maria Santos de Souza
Lucineire Souza
Maria Áurea

“Não ensine aos meninos pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir a inclinação de sua mente.”
Platão, A República, VII

Objetivo

Fazer da aprendizagem da tabuada uma tarefa agradável e prazerosa, utilizando vários recursos que despertem interesse e possibilitem um aprendizado mais rápido.

Justificativa

A Matemática sempre foi temida graças ao processo tradicionalista que perdurou por muito tempo. O uso da temida palmatória consolidou o terror sentido pelas crianças ao ouvir a palavra tabuada.

Hoje, mesmo no processo emancipado, o tradicionalismo deixou marcas, e a Matemática é vista como bicho de sete cabeças.

Muitas crianças, atualmente, não se sentem à vontade ou motivadas para estudar a tabuada, e a consequência disso é o baixo rendimento em relação à disciplina.

Esse foi um dos motivos que nos inspiraram a usar a música no Ensino Fundamental (CD Tabuada Cantada do 0 aos 10). Por meio da música, a criança dança, canta e se diverte enquanto aprende, estimulando várias outras habilidades.

Procedimentos metodológicos

Pesquisa sobre a origem dos números, o sistema de numeração e o ábaco
Literatura infantil
Leitura sobre os gênios matemáticos
Construção de mosaico
Confecção de brinquedos usando a Geometria
Dramatização
Desenhos
Dobraduras
Receitas culinárias
Montagem de murais
Jogos e brincadeiras infantis
Confecção de panfletos informativos
Socialização dos entendimentos sobre pesquisas realizadas
Músicas relacionadas com a tabuada
Apresentação de coreografias, dramatização, material artístico na culminância

Avaliação

A avaliação acontecerá mediante observação, confecção e apresentação dos trabalhos pelos alunos, cumprimento das tarefas realizadas e autoavaliação.

cubos