Edição 09

Espaço pedagógico

Relações humanas entre diretores e professores

1. Seja acessível aos professores. Isto contribuirá para você:
a. Ganhar maior aceitação como líder da escola;
b. Obter troca de idéias e exposições de problemas dos professores mais espontaneamente; e
c. Conseguir uma situação mais adequada que levará ao alcance do objetivo principal da Supervisão: a melhoria da situação de ensino-aprendizagem.

2. Faça freqüentemente visitas às classes de maneira informal. Isto contribuirá para:
a. Criar um ambiente de cordialidade;
b. Conhecer melhor os problemas dos professores e das crianças;
c. Diminuir o sentimento de superioridade do líder; e
d. Possibilitar meios para melhor avaliar o trabalho dos professores e crianças.

3. Encoraje a cooperação entre professores da mesma série. Isto ajudará a:
a. Descobrir novos líderes;
b. Levar os professores a solucionarem, de modo mais seguro, seus próprios problemas; e
c. Obter maior produtividade no trabalho e maior crescimento dos professores.

4. Promover meios para uma orientação efetiva aos novos professores. Isto os levará a:
a. Ganhar novas experiências e enriquecer seus conhecimentos para exercer mais eficientemente sua missão;
b. Ajustar-se mais facilmente ao trabalho e ao novo ambiente; e
c. Sentir prazer em realizar um trabalho melhor.
5. Destaque a importância do professor através do trabalho que vem realizando. Isto servirá de:
a. Estímulo para novas realizações;
b. Meio para desenvolver a auto-confiança do professor; e
c. Oportunidade para despertar o interesse pela profissão e o amor pela criança.

6. Encoraje professores e alunos a contribuírem com sugestões para, deste modo:
a. Sentirem-se membros ativos da escola;
b. Sentirem-se úteis à vida da escola;
c. Considerarem-se responsáveis pelo bom andamento dos trabalhos escolares; e
d. Interessarem-se pela realização dos trabalhos na escola.

7. Procure conduzir as reuniões de professores de modo informal. Isto trará as seguintes conseqüências:
a. Maior estreitamento de amizade entre os professores;
b. Ambiente mais agradável de trabalho;
c. Desenvolvimento das habilidades de relações humanas; e
d. Maior espontaneidade na participação de todos os professores.

8. Encoraje os professores a assumirem liderança no estudo de assuntos de vital importância para eles. Isto contribuirá para:
a. Descoberta de novos líderes;
b. Melhor aproveitamento do tempo de trabalho;
c. Melhor entrosamento entre os professores; e
d. Solução melhor e mais rápida de seus problemas.

9. Procure fazer com que supervisora e coordenadora se sintam à vontade na escola. Isto as levará a:
a Sentirem-se amigas de todos;
b. Cooperarem, de boa vontade, para o maior crescimento da escola; e
c. Interessarem-se pelos problemas dos professores.

10. Evite o favoritismo. Procure dirigir com imparcialidade. Isto desenvolverá:
a. Identidade de grupo entre seus professores. A parcialidade forma um ambiente de divisão de grupos;
b. Senso de justiça; e
c. Verdadeiro espírito de democracia, onde todos têm as mesmas oportunidades e recebem igual tratamento.

11. Conserve os professores informados dos regulamentos do ensino do Estado e dos planos comuns de trabalho da escola. Isto trará maior:
a. Facilidade e harmonia no seu trabalho de dirigir;
b. Conhecimento da natureza e extensão da responsabilidade de cada um;
c. Respeito aos direitos e deveres de todos e de cada um; e
d. Prontidão no cumprimento dos regulamentos.

12. Resolva tantos problemas escolares quanto lhe for possível, por meio de estudo em grupo. Isto resultará em:
a. Alargamento de experiências para cada um e crescimento de todos;
b. Solução mais efetiva dos problemas; e
c. Enriquecimento de atividades e habilidades sociais.

13. Permita diferenças de opiniões profissionais entre os membros do professorado e trate tais diferenças impessoais, mas objetivamente. Isto lhe proporcionará:
a. Recursos para conhecer melhor seus professores e ajudá-los naquilo que realmente precisam.
b. Oportunidades para o trabalho em grupo, atendendo interesses e respeitando diferenças individuais; e
c. Meios de levar o professorado a respeitar as opiniões dos colegas, discutir e esclarecer pontos de vista, aceitar ou recusar idéias depois de analisadas, sem prejudicar as boas relações que devem existir entre todos.

14. Atenda às promessas feitas aos professores e alunos. Isto:
a. Evitará descontentamento entre quem prometeu e quem espera o cumprimento da promessa;
b. Desenvolverá o espírito de confiança nos professores e crianças; e
c. Servirá de exemplo, pois o exemplo conduz à ação equivalente.

Experimente esses conselhos e você terá escola um ambiente amigo, onde todos têm oportunidade para crescer, onde todos trabalham pela mesma causa – a criança.
Você terá na escola o verdadeiro espírito de grupo, a verdadeira vida em comunidade.

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