Edição 09

Matérias Especiais

RONDON

Rondon, Marechal (1865-1958)Militar e sertanista mato-grossense. Líder de expedições desbravadoras no oeste do Brasil e fundador do Serviço de Proteção ao Índio. Cândido Mariano da Silva Rondon, militar, geógrafo e sertanista brasileiro. Traçou as linhas básicas da política indigenista do país.

Cândido Mariano da Silva Rondon (5/5/1865–19/1/1958) nasce em Mimoso. Forma-se engenheiro militar e bacharel em ciências físicas, naturais e matemáticas no Rio de Janeiro em 1890. Quatro anos depois entra para a comissão construtora de linhas telegráficas entre Goiás e Mato Grosso. Durante os trabalhos, encontra índios hostis ou escravos de fazendeiros e os coloca sob a proteção de sua tropa. Começa a estender linhas telegráficas até o Acre, cruzando 1.650 km de sertões e 1.980 km de florestas inexploradas. Sob sua direção é criado o Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Traça o roteiro e acompanha a expedição do ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt à Região Norte. A seguir faz o levantamento das regiões de Mato Grosso, de Goiás e do Amazonas. Em 1939 é nomeado presidente do Conselho Nacional de Proteção ao Índio. No mesmo ano recebe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o título de civilizador do sertões. A 17/2/1956, o território de Guaporé é rebatizado como Rondônia, em sua homenagem. Três anos antes de sua morte, ocorrida no Rio, o Congresso Nacional lhe confere o posto de marechal.

“Adquiri, no decorrer da expedição, a certeza de que o meu companheiro norte-americano só colocava a sua coragem individual a serviço da caça com o nobre objetivo de obter espécimes raros para o Museu de História Natural, de Nova York.” Frase de 1957 sobre a expedição com Theodore Roosevelt, citada em O Globo, maio de 1982.

cubos