Edição 82

Espaço pedagógico

Sugestões para Trabalhar as Cartelas de Valores

Os trabalhos com valores devem oferecer a professores e alunos momentos de reflexão sobre atitudes do dia a dia, colocando a criança em situações em que se deparem com a realidade e sejam encorajadas a desenvolver suas manifestações, trilhando um caminho para descobrir a melhor atitude a ser tomada de maneira espontânea e agradável.

Por meio de debates, pode-se fazer um paralelo entre ações do nosso dia para que haja possibilidades de acrescentar e construir ideias melhores.
De maneira lúdica, vamos buscar entrar neste mundo infantil!
Para isso, o professor deve, antecipadamente, apresentar aos alunos as cartelas para que, quando utilizadas, já sejam conhecidas por todos!

valores_img_1

1. ROLANDO A BOLA

Material: Bola; 1 cartela por dupla.

Formação: As duplas ficam sentadas no chão, em círculo; e outra dupla no centro com a bola.

Desenvolvimento: A dupla do centro rolará a bola aleatoriamente para outra dupla, que irá ler sua cartela e dramatizar uma atitude que a representa.
Após a dramatização, troca-se a dupla. Senta a que rolou a bola, e levanta para o centro a que fez a dramatização.

Debate: Converse com as crianças sobre as atitudes dramatizadas.

2. INCENTIVO

Material: Separe somente cartelas ligadas ao incentivo.

Formação: Selecione algumas crianças para ler as cartelas de incentivo para dois ou três colegas da sala. Faça, depois, o rodízio de grupos: os que deram o incentivo irão receber e os que receberam irão fazer os elogios.

Debate: Pergunte-lhes: Como foi receber um elogio? E fazer um elogio? As sensações são parecidas? Levante esses questionamentos e vá trabalhando a importância de fazer elogios em nosso dia a dia e a sensação que isso pode nos proporcionar.

3. DONO DA CADEIRA

Material: 1 cadeira; cartelas.

Formação: Uma cadeira no canto da parede com uma criança sentada e as outras posicionadas mais à frente, cada uma com sua cartela.

Desenvolvimento: Dado o sinal, a criança que está na cadeira deve, através de mímica, representar a frase de sua cartela. O primeiro que descobrir a frase ou chegar mais perto dela deverá ir para a cadeira, e será sua vez de fazer a mímica de sua cartela.

Debate: Escolha 4 alunos e peça que relatem quais foram as cartelas mais fáceis de representar por mímica. Lance ao grupo: será que essas atitudes são também “fáceis” de se realizarem na prática, de serem ditas a alguém no nosso dia a dia?

4. BOAS ATITUDES

Material: Papel sulfite com desenho de coração.

Formação: Uma criança dramatizará com os colegas diferentes atitudes de desrespeito, como: empurrão, ofensa verbal, mentira, fofoca. A cada atitude errada as crianças devem amassar seu papel. O aluno escolhido deverá pedir desculpas; e os outros desamassarem suas folhas. Repita esse procedimento tantas vezes quantas forem as atitudes erradas dramatizadas.

Debate: O que aconteceu com o coração? Ele ficou da mesma forma? Que marcas ele tem?
Com as cartelas em mãos, peça aos alunos que leiam as frases contidas nelas e lance a pergunta: e essas atitudes, que marcas deixam em nosso coração? Nesse momento, o professor também pode trabalhar o perdão e o diálogo entre pessoas.

Você pode fazer o donwload das cartas clicando aqui

cubos