Edição 123

Como mãe, como educadora, como cidadã

Tô estressado(a) hoje, sem paciência para nada!

Zeneide Silva

Acredito que uma das frases mais ouvida nos últimos anos seja: “Tô estressado(a) hoje, sem paciência para nada”.

Vivemos sem paciência, e acho que não estamos dispostos a mudar. Tudo o que nos acontece nos leva a não ter paciência. Parece até moda ser impaciente.homem-estressado

Recentemente, recebi uma figurinha de Nossa Senhora da Paciência; não conhecia, fui pesquisar e descobri que existe até oração. A palavra paciência vem do latim patientia e se refere à capacidade que uma pessoa tem para suportar ou tolerar algo/alguém sem se aborrecer. A paciência também permite fazer alusão à faculdade de saber esperar por algo, à capacidade de fazer coisas minuciosas ou à perseverança necessária para levar uma tarefa até o fim. Paciente é qualquer pessoa que sabe esperar e que é capaz de levar as coisas com serenidade.

Estava participando de um encontro e fui, juntamente com algumas pessoas, a uma cafeteria. Chegando lá, foi-nos solicitado que apresentássemos nosso comprovante de vacinação (passaporte de vacinação). Um outro grupo que também estava no encontro chegou ao mesmo tempo, e uma jovem que estava com ele foi impedida de entrar no local porque não estava com seu comprovante de vacinação. Ela ficou revoltada, começou a gritar com os funcionários da cafeteria, falando que era uma cidadã e que aquilo era um absurdo. Deu um verdadeiro vexame. Fiquei a imaginar e a me perguntar: “Será que se essa jovem tivesse tido um pouco de paciência não teria resolvido a situação?”. Foi constrangedor ver uma jovem tão impaciente e arrogante, mas pensei: “Tudo bem, ela deve estar num mau dia”. É claro que, mesmo sabendo que não é fácil aceitar as normas estabelecidas ou que não concordamos com elas, não nos é permitido faltar com educação; isso é muito complicado.

Precisamos exercitar, em nossa casa e na escola, algumas estratégias de como trabalhar a paciência.

mulher-estressadaUm hábito que pode ser desenvolvido ao longo do tempo ou ser melhorado, se for o caso, é ter paciência. Paciência não tem nada a ver sobre ser passivo, sobre engolir as coisas que você está sentindo e guardar e remoer aquilo dentro de si. Paciência não é isso, até porque engolir algo e ficar remoendo só vai lhe trazer coisas ruins, só vai prejudicá-lo. Quando vier a raiva, a irritação, procure se concentrar e dominá-la. Faça uma coisa muito simples: respire lenta e profundamente. Quando respiramos corretamente, o nosso coração desacelera, respiramos melhor, e parece que tudo ao nosso redor fica mais sereno. Faça também essa experiência quando estiver irritado e muito impaciente: comece, conscientemente, a respirar. Faça isso por um minuto, por dois minutos, até você se acalmar.

A falta de paciência é o que mais nos atrapalha a realizar e a concretizar nossos objetivos. A grande maioria das pessoas é apressada, quer que seus desejos e sonhos sejam realizados do dia para a noite. Quando as coisas não acontecem do jeito que desejava, desiste.

A falta de paciência está destruindo o futuro de muitos jovens, está gerando uma sociedade de jovens ansiosos, que quer realizar seus sonhos apressadamente e que desiste com muita facilidade. Precisamos ter paciência com o outro e principalmente conosco mesmo.

Grande abraço com muita paciência!

cubos