Edição 12

Músicas

Trabalhando a música em sala de aula

Para se trabalhar com música em sala de aula, é importante que tanto o professor como os alunos tenham noção dos elementos fundamentais de composição das músicas: a letra e a sonoridade. A partir daí, você terá inúmeras alternativas para trabalhar:

1. Ter clareza de que a música provoca uma expressão corporal espontânea, que pode ser aproveitada pela criança para o desenvolvimento e a consciência do próprio corpo.

2. Antes de colocar a música para seus alunos, procure fazer uma atividade de levantamento de hipóteses. Uma boa alternativa é dizer o título da música e deixar que eles digam o que será tratado na letra.

3. É importante que você estude com seus alunos a estrutura textual das músicas, composta de versos e estrofes. Não deixe de caracterizar o refrão. Ah! Também é bom lembrar de desenvolver a percepção sonora das crianças.

4. Conhecer o autor da música e sua biografia é essencial para o trabalho e, se possível, conhecer as condições em que a música foi produzida são informações que facilitarão o seu entendimento.

5. As letras das músicas são excelentes temas geradores. Procure trabalhar os seus significados, pois as boas músicas podem se relacionar com inúmeras coisas.

6. É fundamental definir, com seus alunos, conteúdos que serão estudados a partir da música ou para compreendê-la, e isso inclui pesquisa, demanda e empenho para encontrar as informações.

7. Fazer com que todos os alunos coloquem as relações que conseguiram estabelecer a partir da música é essencial, porque é nessa hora que eles perceberão as diferentes interpretações.

8. Procurar pesquisar e trabalhar outros tipos de textos que envolvam o mesmo assunto tratado pela música é uma forma de desenvolver a competência intertextual e ajuda o aluno a estabelecer o seu conhecimento de mundo, ou seja, as relações metalingüísticas.

9. Reescrever a música em outro tipo de texto ou representação plástica (desenho, pintura, escultura, etc.) também é uma boa saída para verificar se ela foi bem compreendida pelo aluno ou não.

10. Produzir músicas também é muito útil, porque o aluno estará em contato direto com tudo que é necessário para se fazer música. Essa atividade faz com que ele pense em instrumentos, letra, arranjos, entonação de voz, etc., tudo de uma vez só. Portanto, estará pensando globalmente.

Querendo, você pode ir mais além com seus alunos no trabalho com as composições musicais. Mas, se você não conhece a linguagem musical, relacionamos alguns elementos das músicas que poderão facilitar o estudo:

Ritmo – combinação de sons e silêncios que resulta numa impressão agradável aos ouvidos.
Compasso ou cadência – cada uma das divisões de um trecho musical, sucessão de acordes que indica a harmonia.
Tempo e velocidade – os dois estão ligados diretamente ao compasso ou cadência, pois cada um será dito mais rapidamente ou lentamente, em um intervalo determinado.
Melodia – conjunto de sons sucessivos que forma uma ou mais frases musicais.
Notas musicais – sinal para representar o som e sua duração.
Escalas musicais – série de notas dispostas na ordem natural de sons ascendentes ou descendentes.
Acordes – é quando duas ou mais notas sobrepostas são tocadas ao mesmo tempo.
Harmonia – conjunto de sons que forma acorde musical, ensina a formar e dispor os acordes.
Textura – maneira como se “entrelaçam” as vozes ou as diferentes linhas em uma composição.
Timbre – resultado da seleção das vozes e dos instrumentos que compõem a obra.
Dinâmica – mudança de intensidade sonora.
Expressão da voz – se relaciona com a interpretação da música.
Instrumentos musicais – objetos que produzem som. Você pode até confeccionar alguns com seus alunos para montar um grupo musical.

BOM TRABALHO!

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