Edição 19

Sugestão de Atividades

Trabalhos diferenciados

Utilização em turmas de 4ª série.

No caso destas atividades, você poderá trabalhar com qualquer artigo da revista que se adapte aos conteúdos que estejam sendo estudados com sua turma. Leia a revista primeiro e escolha um dos artigos.

Leia o artigo com a turma, chamando a atenção para o tema e os pontos que poderão ser aprofundados por uma pesquisa que, depois de realizada, deverá ser apresentada à turma.

Divida a turma em cinco grupos e proponha que cada um deles organize uma forma de apresentação diferente.

Grupo 1: apresentação escrita.
Grupo 2: trabalho oral, com apoio de cartazes.
Grupo 3: realização de experimentos.
Grupo 4: exposição.
Grupo 5: dramatização.

Todos os grupos deverão começar seus trabalhos por uma pesquisa bibliográfica, ou seja, a partir do tema selecionado, os estudantes irão pesquisar em outras publicações, como livros e revistas.

Você deve conversar com a turma sobre os diferentes tipos de informação que podem ser obtidos em cada veículo impresso. Assim, um livro pode se dedicar apenas ao tema que vocês estão pesquisando ou incluí-Io somente em um capítulo ou parte. Os livros lidam com informações mais aprofundadas, geralmente fruto de pesquisas empíricas ou bibliográficas.

Uma revista ou um jornal, em geral, atêm-se a um fato que foi ou é notícia num determinado período. A não ser que sejam publicações especializadas, as informações por eles veiculadas não apresentam muita profundidade. Em contrapartida, é mais fácil encontrar em revistas e jornais fotos e esquemas sobre o tema pesquisado.

NA BIBLIOTECA

Lembrete
Antes de levar a turma, é recomendável que você vá sozinho à biblioteca. Verifique as normas de consulta, de empréstimo; as instalações; se há salas ou mesas para trabalho de grupo.

Converse com o responsável pela biblioteca sobre a visita que você irá fazer com a turma, esclarecendo o melhor horário, se há um funcionário que possa conversar com os alunos sobre o que é uma biblioteca, como ela se organiza, como são elaborados os arquivos, etc.

É importante saber também se é possível levar a turma toda ao mesmo tempo ou se você terá que dividi-Ia em dois grupos para a visita. Verifique se essa é uma biblioteca informatizada ou não. Familiarize-se com a sistemática da biblioteca.

Para evitar confusões e perda de tempo, faça você, nessa primeira visita, um levantamento sobre os livros e/ou revistas que os alunos poderão consultar sobre o tema escolhido para a pesquisa. Caso não haja material, talvez seja preciso vocês repensarem o tema.

Prepare sua turma para a ida à biblioteca. É importante que as crianças já tenham alguma noção sobre ordem alfabética, para consultar os arquivos de fichas.

trabalhos-dif-2Esclareça que, numa sala de leitura, é preciso falar baixo, para não atrapalhar os outros leitores.

Chegando à biblioteca, oriente os estudantes para deixarem suas mochilas no guarda-volumes, conservando consigo lápis, borracha e papel.

Seria interessante que um dos funcionários falasse para a turma sobre as normas de uma biblioteca, explicando o que são os fichários, como são organizados (por assunto, por autor, por título de obra), como se faz a consulta (preenchimento de fichas para pedido de livros, consulta em computador), se há empréstimo externo de livros e o que é necessário para poder levar os livros para a escola.

Em seguida, divida a turma em grupos de trabalho e acompanhe um grupo de cada vez na consulta dos fichários. Vocês devem começar pelo fichário de assunto. Explique aos alunos que, como os fichários estão em ordem alfabética, nem sempre os livros mais indicados estarão em primeiro lugar. É interessante, portanto, que eles consultem todas as fichas da letra em que está catalogado o assunto.

Uma vez separados alguns livros a partir do assunto, deixe que os alunos preencham a ficha do pedido e se dirijam ao funcionário encarregado dos emprés-timos. Enquanto esse grupo espera os livros, acompanhe outro grupo na consulta ao arquivo.

Quando os livros chegarem, oriente os alunos sobre como consultar uma obra a respeito de um tema. É muito importante que eles leiam o índice do livro, para verificar se o tema pesquisado é de fato abordado por aquela obra. É interessante também que eles dêem uma olhada nas notas de rodapé ou na bibliografia, para ver se há a indicação de outros livros pertinentes ao tema. Peça aos estudantes que anotem essas indicações, caso as encontrem.

É claro que, nessa primeira visita à biblioteca, vocês não terão tempo de fazer a pesquisa propriamente dita. Portanto, peça aos alunos que apenas separem aqueles volumes que irão interessar de fato para seus estudos, prestando atenção nas imagens, etc.

Das obras que interessarem, eles deverão anotar o título, o nome do autor, a editora e a data da publicação; o nome da revista ou do jornal, do artigo, do autor, a data e os números das páginas que serão consultadas.

Se a biblioteca fizer empréstimos externos, vocês poderão levar os livros para a escola. Se não, os estudantes poderão voltar mais tarde e ler ou tirar xerox das páginas selecionadas.

Depois que vocês tiverem ido à biblioteca e tiverem obtido os exemplares ou as cópias do material que os grupos irão usar como fonte de pesquisa, você deverá orientar todos os grupos, de acordo com o tipo de apresentação que eles irão fazer.

trabalhos-dif-3TRABALHO ESCRITO

Oriente o grupo que irá apresentar o trabalho por escrito com relação à organização de uma apresentação desse tipo.

Os alunos poderão se dividir por grupos de tarefas para pesquisar, redigir o texto, digitá-lo em computador, datilografá-lo ou passá-Io a limpo, confeccionar folheto, etc.

1. Capa: um trabalho escrito, em geral, tem uma capa, que traz: o título do trabalho; um subtítulo explicativo, se necessário; o nome ou número do grupo que o realizou; e os nomes dos componentes do grupo.

2. Índice: deve ser feito ao final, quando as páginas já tiverem sido numeradas, para facilitar a consulta das diferentes partes do trabalho.

3. Introdução: em que se apresentam os diferentes aspectos abordados, divididos segundo subtemas.

4. Partes ou capítulos: deve-se dar um título para cada parte ou capítulo; esse título engloba o aspecto compreendido numa parte.

5. Ilustrações: segundo o tema, talvez seja necessário incorporar imagens ao texto, sejam elas ilustrativas ou explicativas. Incentive os alunos a fazerem suas próprias ilustrações. De todo modo, elas deverão trazer a fonte original a partir das quais foram elaboradas.

6. Citações: se houver citações de textos consultados, elas deverão servir de apoio ao que está sendo afirmado ou como ponto de partida para uma contestação por parte dos alunos. Depois de cada citação, que deverá vir entre aspas, indicar o nome do autor e da obra, a editora, o ano da edição e o número da página de onde foi retirada.

7. Bibliografia: deve trazer citadas todas as obras que foram efetivamente utilizadas na elaboração do trabalho.

trabalhos-dif-4APRESENTAÇÃO ORAL

A orientação deste grupo deve ser feita no sentido de que cada aluno ficará responsável pela apresentação de uma parte do trabalho. Para que o estudante fique familiarizado com a parte da qual irá se encarregar, seria interessante que ele mesmo a redigisse. Isso não significa que uns não leiam a parte dos outros.

Numa exposição oral, é importante que haja esquemas ou figuras que possam ser comentados durante a apresentação. Os alunos poderão confeccionar cartazes ou fazer transparências para ajudá-Ios na exposição do tema.

Oriente os estudantes quanto à preparação do material visual. Lembre-os de que um cartaz deve conter poucos dizeres e que um esquema deve ter descritas todas as suas partes. Os alunos deverão citar a fonte em que se inspiraram para fazer cartazes e esquemas.

Numa apresentação oral, o nível de informação transmitida é sempre mais superficial do que num trabalho escrito. Nem por isso os alunos poderão deixar de estudar o tema com profundidade, porque, ao final, deverá haver perguntas por parte de seus colegas, e o grupo deverá estar preparado para respondê-Ias.

Para facilitar a compreensão do que será dito, esse grupo poderá fazer folhetos ou fichas que serão distribuídos aos demais estudantes durante a apresentação.

trabalhos-dif-5REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS

Se um dos grupos trabalhar com experimentação, ajude-o a selecionar os experimentos (desaconselhe os experimentos que envolvam fogo ou materiais de difícil manuseio; caso seja necessário usar eletricidade, encarregue-se dessa parte).

Para preparar os experimentos, o grupo deverá providenciar todo o material necessário, montá-Io e realizar as experiências antes de apresentá-Ias.

Além disso, os alunos do grupo deverão falar sobre os princípios envolvidos naqueles experimentos e sobre os resultados obtidos.

As fontes de todos os experimentos apresentados deverão ser citadas.

Durante a apresentação, os alunos que compõem os outros grupos deverão ter a liberdade de realizar também as observações e os experimentos propostos.

Para o melhor aproveitamento do trabalho pela turma, o grupo responsável deverá produzir um folheto que fale sobre os princípios dos experimentos, o material utilizado, a montagem deles, suas condições de realização, bem como uma bibliografia de apoio.

trabalhos-dif-6EXPOSIÇÃO

Para fazer uma exposição, é necessário que o grupo conheça o espaço no qual ela irá se realizar, se eles disporão de paredes para afixar o material ou se deverão construir suportes para esse material.

Um trabalho apresentado sob a forma de exposição deverá conter a maior parte das informações visualmente organizadas. Isso significa que todo o material bibliográfico pesquisado deverá ser equacionado em termos de imagens.

A primeira etapa desse trabalho poderá ser um material escrito, organizado sob a forma de subtemas. Assim, os estudantes poderão confeccionar um painel para cada subtema proposto.

Em cada painel, deverá haver o título do subtema, um texto explicativo para o conjunto do painel (de 3 a 5 linhas, no máximo), um texto para cada imagem (de 6 a 7 linhas) e uma etiqueta de identificação da imagem (se foto, o que é, de onde foi retirada e a data; se esquema, a fonte). Caso sejam usados esquemas, suas partes devem ser identificadas com textos.

Além disso, deve haver um painel de abertura, com um texto explicativo da exposição como um todo. Para facilitar a compreensão dos demais estudantes, o grupo poderá fazer um folheto sobre a exposição que aprofunde os temas abordados.

DRAMATIZAÇÃO

Para a dramatização de um tema, é preciso que tenha havido antes uma pesquisa bibliográfica que familiarize o grupo com os problemas de que deverá tratar.

Depois disso, auxilie o grupo na escolha de uma situação através da qual o tema ou problema será apresentado. Ele deverá também escolher os personagens que irão viver ou narrar essa situação e os alunos que irão representar esses personagens.

A divisão de tarefas entre os membros do grupo é muito importante para a agilidade na realização do trabalho. Assim, devem-se definir os alunos que irão atuar como personagens, quem irá dirigi-Ios na atuação, quem se encarregará das roupas, dos cenários, etc.

Os próprios estudantes escreverão as falas e as situações vividas na dramatização. Você poderá ajudá-Ios nessa tarefa. Para isso, talvez seja necessário consultar algum livro de uma peça de teatro infantil para que os estudantes fiquem familiarizados com as rubricas (que indicam a ação), os tempos, as entradas e as saídas, as deixas, etc.

Mais fácil é fazer uma representação como um jogral, em que cada estudante recita sua fala de cada vez.

Se os alunos quiserem musicar suas falas, ou fazer um rap, essa também é uma boa oportunidade.

Ao final da apresentação, você poderá promover um debate com a turma sobre os conteúdos tematizados na dramatização.

Lembrete
Não se trata, nessas atividades, de atribuir notas aos grupos. Essas são apenas propostas de alternativas para apresentação de trabalhos escolares. É evidente que há temas que se prestam mais a um tipo que a outro. Cabe a vocês decidirem a melhor forma para cada situação. Em outras oportunidades, você poderá fazer um rodízio dos grupos, para que todos os estudantes tenham a chance de desenvolver todas as formas.

Ciência Hoje das Crianças nº 108
SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

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