Edição 49

Profissionalismo

Tudo pronto para a matrícula?

André Pestana

matriculaCaro diretor, quando questiono a respeito de estar preparado para receber os pais no período de matrículas, refiro-me a muito mais do que simplesmente uma recepção limpa e arrumada, funcionários uniformizados, sala pintada, água e café para todos. Falo de aspectos fundamentais ignorados por nossos gestores.

Sabemos que pensar o espaço físico acolhedor e envolvente para atender possíveis alunos é indispensável. Mas, nesse momento, todos os seus concorrentes estão fazendo a mesma coisa. Então, se é essa a sua preocupação, você não faz absolutamente nada. Você simplesmente está reproduzindo o óbvio e realizando o mínimo que qualquer empresa orientada para serviços deve fazer.

Algumas dicas para melhorar sua escola na hora da matrícula: quando uma pessoa entra em contato com um funcionário do colégio, está falando com alguém que representa o dono e a imagem desse colégio; por isso, o funcionário não pode ver o consumidor como “aquele chato” que vem pedir informações; cuidado com a rotina: não adianta fazer o feijão com arroz; e, acima de tudo, é preciso encantar, emocionar e surpreender seu cliente. Caso contrário, você vai repetir sempre aquela música de Chico Buarque: “Todo dia, ela faz tudo sempre igual”.

André Pestana é especialista em Marketing Educacional e diretor- presidente da Gala Comunicação e Educação Integradas.

E-mail: andrepestana@galacomunicacao.com.br.

Fonte: Revista Educação. Ano 11. n. 128. São Paulo: Segmento. Dez. 2007.

cubos