Edição 10

Matérias Especiais

Uma adoção diferente

Estamos falando de uma iniciativa da Faculdade dos Guararapes (Recife/PE): o projeto Educação Cidadã, que adotou os professores das escolas das comunidades de Cajueiro Seco e Jardim Prazeres. Ações como essas fazem a diferença. Vamos conhecer melhor!

“A aspiração ao saber é natural ao ser humano”, esta assertiva permeia o projeto Educação Cidadã, que envolve professores e alunos dos cursos de Administração, Marketing, Direito e Ciências da Computação em ações direcionadas para a formação de agentes da comunidade, como forma de resgatar e fortalecer os conceitos de ética e cidadania, permitindo a discussão e a participação individual e coletiva na busca da reestruturação do modo de pensar.

O papel da instituição educacional é criar espaços para a formação de cidadãos capazes de se posicionar frente ao mundo, com base na ética e na moral. No entanto, esta tarefa é desafiadora, que gera inseguranças e angústias, mas que podem ser superadas se deixarmos de lado a preocupação exclusiva com o produto final e nos fixarmos na melhoria das relações sociais, na conscientização política e nas ações solidárias.

Carlos Drumonnd de Andrade expressa muito bem a experiência da formação cidadã quando diz: “Eu queria uma escola que ensinasse vocês a conviver, a cooperar, a respeitar, a saber viver em comunidade…”. Não importa o modelo formal ou informal do ensino, o que, na verdade, deve prevalecer, é uma educação para a vida. E, para isso, é necessário revisar práticas pedagógicas, recriar esquemas e convocar para a responsabilidade social acadêmicos e comunidade externa.

A Faculdade dos Guararapes desenvolve ações voltadas para as áreas de educação, saúde, sócio-econômica, cultural e jurídica, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a busca da cidadania plena.
O projeto contempla a capacitação de docentes, programada em 06 módulos, evidenciando os paradigmas em Educação no Novo Milênio, as tecnologias como suporte à prática pedagógica e, ainda, a elaboração de projetos que emergem da interdisciplinaridade, como forma de suscitar a escola contextualizada, prática e viva.

Desenvolverá, em 2003, programas de alfabetização para Jovens e Adultos, Educação Ambiental e Formação para o Trabalho, marcando a presença da Faculdade nestas comunidades, ressaltando os valores sempre deixados à margem, mas considerados pela instituição investimentos inadiáveis, frente às perspectivas atuais da vida do homem no mundo e a profunda responsabilidade do ato de se tentar educar as pessoas.

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