Edição 49

Projeto Didático

Uma formatura diferente

Colégio Souza Veras

drogas

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação, assiste a comunidade escolar da rede de Ensino Fundamental pública e particular da escola e da família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, durante o semestre letivo, que objetivam prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. As atividades do Proerd são desenvolvidas em aulas semanais para alunos de 5o e 7o anos e também em cursos para pais e responsáveis, dando-lhes ferramentas para ajudarem os seus filhos a manterem-se longe das drogas e da violência, visando desenvolver a cultura da paz.

O programa teve início em Pernambuco, no ano de 2000, e formou, até o ano de 2008, 40.037 crianças e adolescentes e 5.839 pais e/ou responsáveis.

Colégio Souza Veras

Uma Formatura Diferente…
“Nossas Crianças Longe das Drogas”

Pensando a melhor forma de abordar o tema Drogas e Violência e verificando que tudo é decorrente da indisciplina e do desamor, que escola e família têm um papel importante e participativo no desenvolvimento dessa história, nossa equipe pedagógica procurou engajar-se no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd.

Através do convite da coordenadora do Projeto, Lúcia Melo, a Escola Souza Veras teve o privilégio de ser uma das primeiras escolas particulares a participar do programa.

Nossa proposta, há 50 anos, é apresentar desafios com tecnologias,novos conhecimentos, reorganizando os valores e a ética do ser humano, entendendo que projetos sociais ocupam lugar de destaque no processo educacional.

Interdisciplinaridades: Português, Ciências, Matemática, Arte (Dança e Teatro).

O que você sabe sobre drogas?

drogas2Abaixo, há uma série de frases sobre drogas. Leia cada frase e teste o conhecimento de seus alunos usando V para verdadeiro e F para falso.

( ) É perigoso viajar em um carro conduzido por uma pessoa que tenha ingerido bebida alcoólica.

( ) Fumar maconha pode ser menos prejudicial que fumar cigarros de nicotina.

( ) A maconha pode fazer as pessoas que a fumam agirem descontroladamente.

( ) O abuso de drogas significa também o uso errado de remédios.

( ) O uso regular de drogas pode criar dependência química nas pessoas.

( ) É seguro usar um remédio que o médico indicou para outra pessoa.

( ) Os sedativos são drogas que fazem o coração palpitar mais rápido.

( ) As drogas compradas na rua podem ser usadas sem perigo para a saúde.

( ) Cheirar ou fumar cocaína não é perigoso para a saúde.

( ) Os estimulantes são drogas que fazem as pessoas dormirem.

( ) Muitos jovens começam a usar drogas porque seus amigos usam.

( ) Os comerciais de TV sobre álcool geralmente estão certos.

( ) Usar cocaína pode causar a morte.

Proerd – Noções sobre as drogas

Drogas: Qualquer substância que não seja alimentícia e que altere o funcionamento do corpo e da mente. Certas drogas, chamadas psicoativas, podem mudar o modo de uma pessoa pensar, sentir e agir.

Estimulantes: São drogas que deixam as pessoas mais ativas, tiram o sono e o apetite e podem aumentar a agressividade, principalmente com familiares.

Ex.: Anfetaminas (diminuem a fome), cocaína, nicotina, cafeína, etc.

Depressoras: São drogas que provocam sono, confusão mental, dificuldade para pensar, coordenar ideias, aprender coisas novas.

Ex.: Bebidas alcoólicas, barbitúricos (soníferos), heroína, inalantes, calmantes (diazepam), etc.

Alucinógenas: São drogas que modificam o modo de uma pessoa ver, sentir e ouvir.

Ex.: Cogumelos, LSD (ácido lisérgico), ecstasy, maconha (tetrahidrocanabinol – THC), etc.

Nicotina: É uma das substâncias tóxicas encontradas no cigarro e que tem grande poder de causar dependência. A nicotina é um estimulante que aumenta as batidas do coração, causa estreitamento dos vasos sanguíneos e, por isso, obriga o coração a trabalhar com mais dificuldade. O tabaco causa problemas respiratórios, além de deixar as mãos com odor desagradável e amareladas, manchar os dentes e poder causar câncer, doenças do coração e, por fim, a morte. O número de pessoas que morrem em um ano, no Brasil, pelos efeitos do fumo, é de 80 mil pessoas (Fonte: Senad/2002).

Bebida alcoólica: É uma droga depressora. Quando uma pessoa ingere bebida alcoólica, esta é absorvida pela circulação sanguínea na passagem do estômago para o intestino. Bebendo álcool, a pessoa pode: ficar embriagada, perder a coordenação motora (equilíbrio), ficar violenta ou sonolenta, ter dificuldade para aprender ou recordar, mudar o comportamento, causar acidentes, aborrecer as demais pessoas ou chatear-se facilmente com elas.

Maconha: É uma droga que altera o funcionamento da mente. Possui muitos apelidos. Alguns deles são: “baseado”, “erva”, “grama”, “pacau” e “preto”.

As pessoas que usam maconha podem ter:

• Reflexo lento.
• Memória reduzida.
• Dificuldade para concentração.
• Dificuldade para pensar.
• Alteração da percepção de tempo e espaço.

Estudantes que usam maconha podem ter dificuldades para se lembrar do que aprenderam, raciocínio lento, pouca iniciativa e ficar dependentes da droga.

Cocaína: É uma droga estimulante, com alto poder de causar dependência. Normalmente é aspirada pelo nariz, mas pode ser fumada sob a forma de pedra, conhecida como crack, e também pode ser injetada. O uso continuado da cocaína pode causar problemas respiratórios, cardíacos e até morte.

Inalantes: São substâncias químicas, como a cola de sapateiro, a gasolina e outros solventes que podem ser inalados. Temos aproximadamente 2 mil substâncias inalantes. O uso inadequado de qualquer inalante pode causar às pessoas sérios danos, muitas vezes de caráter permanente. Pode ocorrer a morte, inclusive no primeiro contato com a droga.

Todas as drogas aqui discutidas são substâncias perigosas, que podem prejudicar a saúde, o desempenho escolar, o relacionamento familiar e entre amigos. Elas podem limitar as escolhas das pessoas, afetando seus planos de futuro.

Estudos de caso

Caso 1

Roberto

Roberto é um jovem estudante que pratica atletismo e quer ser campeão na sua modalidade. Ele sabe que precisa se dedicar para obter bom desempenho. Certo dia, um colega o convidou para beber cerveja com o grupo. Roberto sentiu vontade de ir, mas lembrou que, pela manhã, seu treinador o estaria aguardando para uma série de novos treinos. Ele ia competir no final de semana e queria vencer. Roberto recusou o convite.

Caso 2

Érica

Érica é uma jovem alegre, tem muitos amigos e participa de diversas atividades que lhe proporcionam prazer. Certo dia, Érica foi convidada para experimentar um cigarro de maconha.Lembrou-se das lições do Proerd e disse “não”.

Caso 3

Rafael

Rafael está cursando o 4o ano, e Guilherme, seu vizinho, o 5o ano. Certo dia, Guilherme pegou uma garrafa de vinho na geladeira de sua casa e a ofereceu para Rafael dizendo que na 5ª série todos os alunos bebem vinho ou cerveja até ficarem embriagados. Rafael ficou pensando sobre o assunto e desejou saber se realmente era verdade. O que você e seus colegas pensam? Qual é a realidade?

Considerando as consequências

Orientações:

• Depois de discutir com o grupo, escreva três consequências do uso e não uso de substâncias ilícitas (proibidas).

• Depois de ler os casos acima descritos, solicite que os alunos avaliem quantos colegas de sua escola do 5o ano, em cada grupo de 100 alunos, ingerem bebida alcoólica. Nos dois quadros abaixo, cada quadrinho representa um estudante do 5o ano. Escreva o número encontrado pelo grupo no espaço em branco que antecede a Opinião do Grupo e escureça os quadrinhos correspondentes.

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Dizendo “não” à pressão amigável dos companheiros.

Por que alguns jovens usam drogas?

Parte I

Examine, cuidadosamente, os itens abaixo relacionados e marque com um x, no espaço correspondente, três razões pelas quais você pensa que alguns jovens usam drogas.

1. Por curiosidade. ( )
2. Para sentirem-se independentes. ( )
3. Para agradarem um amigo especial. ( )
4. Para agredirem os pais. ( )
5. Porque sofrem muitas pressões em casa. ( )
6. Porque acham que muitos fazem isso. ( )
7. Para divertirem-se. ( )
8. Para tentarem esquecer os problemas. ( )
9. Para sentirem-se calmos e mais adultos. ( )
10. Por não sentirem-se bem com eles mesmos.( )

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Parte II

A maioria das crianças de sua idade não usa drogas. Escreva três razões pelas quais você quer estar longe das drogas.

Elogio

O elogio é uma boa maneira de fortalecer a autoestima de alguém. Então, vamos fazer elogios para todos os nossos amigos da sala de aula.

Não se engane com técnicas publicitárias

Escolha um anúncio e responda as seguintes perguntas:

1. Que tipo de produto está sendo anunciado?
2. Que tipo de mensagem a propaganda transmite para você?
3. Qual é a verdade sobre o produto?
4. Escreva um novo comercial, esclarecendo a verdade sobre o produto, transformando-o em um anúncio de utilidade pública para orientação das pessoas.

Tomando decisões

Denise

Algumas meninas maiores convidaram Denise para jogar basquete com elas, mas disseram que, após o jogo, Denise teria de comprar maconha para o grupo.

Depois de ler esse relato de Denise, responda:

1. Qual é o risco?
2. Que escolhas Denise tem?
3. Quais as consequências de cada escolha?
4. Vale a pena assumir o risco? Por quê?
5. O que Denise deve decidir?

Revisando as lições do Proerd

Debata, discuta com seus alunos a respeito do que ouviram e presenciaram. Peça-lhes que relatem suas impressões.

Entrevista com o aluno-modelo

Este é o roteiro de sugestões para que você participe da entrevista com o aluno-modelo.

1. O que você pensa sobre as drogas?
2. Você já recebeu uma oferta para usar drogas?
3. Como reagiu?
4. Que tipo de pressão foi feita?
5. Como se sentiu dizendo “não”?
6. Você conhece alguém que tenha se acidentado pelo excesso
de bebida alcoólica?
7. Por que você acha que alguns jovens usam drogas?
8. Você já tentou convencer algum colega a não experimentar
drogas?
9. De que tipo de atividades você participa?
10. Essas atividades o ajudam a ficar longe das drogas?
11. Como você escolhe seus amigos?
12. Você já decidiu sobre sua profissão?
13. Por que é importante para você ficar livre das drogas?
14. O que você faz quando está triste ou não está se sentindo bem com você mesmo?
15. Com quem você fala de seus problemas?

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Tomando uma decisão

Meu nome é…

Isto é o que planejo fazer para evitar que alguém me pressione para usar drogas.

• Para manter meu corpo saudável, eu prometo…
• Para controlar meus sentimentos quando ficar nervoso ou com raiva, eu posso…
• Se preciso decidir se assumo ou não um risco, eu posso…
• Se um amigo me pressiona para que eu beba álcool ou fume maconha, eu posso…
• Se quero fazer algo que seja divertido ou que seja uma aventura, eu posso…
• Se assisto, na televisão, a uma cena com pessoas bebendo cerveja ou fumando, eu posso…

Para me manter longe das drogas, prometo aos meus pais, professores, colegas e a mim mesmo sempre cumprir o planejamento, dando respostas seguras e adequadas se sofrer qualquer tipo de pressão.

Canção do Proerd

Existe um programa
que vai lhe ajudar.
Existe um amigo
que vai lhe ensinar

que o problema “drogas”
merece atenção.
E para manter-se a salvo,
é preciso dizer não.

Proerd é um programa.
Proerd é a solução.
Lutando contra as drogas,
ensinando a dizer não.

Cultivando o amor próprio,
controlando a tensão,
pensando nas consequências,
resistindo à pressão.

Como amar a própria vida
e às drogas dizer não?
Quem lhe ensina é um amigo,
mas é sua a decisão.

Proerd é um programa.
Proerd é a solução.
Lutando contra as drogas,
ensinando a dizer não.

Letra e música: 3º Sgt. Cláudio Coutinho dos Santos – Pmerj

Avaliação: projeto Uma Formatura Diferente

O processo de avaliação foi desenvolvido através da observação feita sobre atitudes dos alunos, depoimentos dos responsáveis e mudanças de comportamento na escola, família e comunidade. Terminada a avaliação, houve entrega do certificado de conclusão e de prêmios para as redações sorteadas.

Garantimos aos nossos alunos três oportunidades em atividades que ajudaram a tirar conclusões sobre a influência negativa das drogas e da violência na vida das pessoas:

1. Redações com relato de experiências pessoais do aluno, opiniões sobre o Projeto e sua ação como agente multiplicador do processo contra as drogas e a violência.

2. Leitura do paradidático Drogas Não, Quero Viver, de Lenita Costa.

3. Mesa-redonda sobre o tema com debates e palestra da escritora Lenita Costa e conclusões da escola, dos professores e do nosso instrutor do Proerd.

Cada oportunidade foi aprofundada pelos alunos, que apresentaram as conclusões aos professores Willians Rufino (Ciências) e Carlos Nascimento (Português).

Atividades complementares

• Em parceria com o policial militar e os professores, foi possível detectar casos de rebeldia de alguns adolescentes,que receberam orientações especiais, inclusive com visitação na casa dos familiares.

• A Equipe Pedagógica e a psicóloga Thaís Figueira abriram espaço para recebimento de pais, alunos e outros interessados para conversa informal e sugestões sobre o Projeto.

• Conclusão.

Quando conseguimos orientar bem o homem, temos a certeza de que contribuímos para a construção de um mundo melhor.

Roseane Queiroz
Coordenadora pedagógica

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Alunos Participantes do projeto

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